Transmissão de Dados
A transmissão de dados em aeronaves modernas é realizada principalmente por barramentos de dados, que conectam dispositivos digitais, como LRUs (Unidades Substituíveis Durante a Escala). Esses barramentos podem usar:
- Fios de cobre para transmissão elétrica.
- Cabos de fibra ótica, que transmitem energia luminosa, são mais leves e imunes a interferências eletromagnéticas.
Tipos de Transmissão:
- Transmissão Serial:
- Dados binários (1s e 0s) são enviados um de cada vez em sequência.
- Requer menos fios, mas necessita de conversão de formatos paralelos para seriais e vice-versa.
- Utiliza multiplexadores para converter dados paralelos em seriais e demultiplexadores para a conversão inversa.
- Transmissão Paralela:
Transmissão em Fibra Óptica:
- Envolve a conversão de sinais elétricos em luminosos (usando LEDs ou lasers) para transporte através de fibras óticas.
- A recepção exige um fotodetector (como um fotodiodo) para converter a luz de volta em sinais elétricos.
- Amplificadores e buffers podem ser usados para garantir qualidade e armazenamento de dados.
Organização e Controle:
Os dados são organizados em grupos (como bytes ou palavras) e transmitidos sequencialmente em formato serial. A Unidade Central de Controle (CCU) gerencia os tempos de transmissão e recepção para assegurar a sincronização e integridade dos dados.
Este método de transmissão serial é amplamente utilizado devido à sua eficiência em sistemas críticos, como os de aviação, onde confiabilidade, redução de peso e imunidade a interferências são essenciais.