Construção de um Motor de Corrente Contínua (CC)
Os motores CC utilizados em aeronaves possuem uma construção robusta e eficiente, adaptada para aplicações que exigem confiabilidade, compactação e desempenho. A seguir, são descritas as principais partes e características de um motor atuador CC típico.
1. Estrutura Geral
- Componentes Principais:
- Armadura: Tipo de tambor, feita de núcleo de ferro doce laminado para reduzir perdas por correntes parasitas.
- Comutador: Montado em uma extremidade do eixo da armadura, realiza a comutação da corrente para os enrolamentos.
- Freio: Disco de lona na outra extremidade do eixo da armadura, usado para paradas imediatas.
- Bobinas de Campo e Armação: Criam o campo magnético para operar o motor, com enrolamento duplo para permitir inversão de polaridade e rotação.
2. Campo Magnético
- Polos do Campo: Encaixam-se ao redor da armadura com espaçamento de cerca de 0,01 polegadas (0,025 cm).
- Enrolamentos de Campo: Contêm duas bobinas independentes, uma para cada direção de rotação.
- Protetores Térmicos: Conectados aos enrolamentos do campo para proteger contra superaquecimento.
3. Conjunto do Freio
- Componentes:
- Funcionamento:
4. Conjunto do Protetor Térmico
- Protetor Térmico: Montado na caixa do motor, desliga o circuito ao detectar superaquecimento.
- Recuperação Automática: Após o resfriamento, o circuito é reativado automaticamente.
5. Aplicação e Dimensões
- Tamanhos Compactos: Projetados para serem leves e pequenos, ideais para aeronaves e veículos aeroespaciais.
- Alta Força: Apesar do tamanho reduzido, os motores são capazes de exercer forças consideráveis, adequadas para sistemas como flapes e trens de pouso.
6. Construção Resumida das Partes
- Armadura do Motor:
- Núcleo laminado de ferro doce para eficiência.
- Comutador e disco de lona de freio montados nas extremidades.
- Campo Magnético:
- Polos moldados para ajuste preciso em torno da armadura.
- Enrolamentos duplos para controle bidirecional.
- Conjunto do Freio:
- Freio ativado por mola em estado desenergizado.
- Liberação magnética durante a operação.
- Proteção:
- Protetores térmicos integrados nos enrolamentos.
Os motores CC atuadores são exemplos notáveis de engenharia compacta e eficiente, atendendo às demandas de alta precisão e confiabilidade em aplicações aeronáuticas.