fbpx

Cabos aeronáuticos

Os cabos utilizados em aeronaves são construídos a partir de arames que, agrupados, formam o cabo propriamente dito. O diâmetro do cabo é determinado pelo diâmetro dos arames que o compõem. Esses arames são organizados em forma helicoidal antes de serem incorporados ao cabo, permitindo flexibilidade e resistência.

A nomenclatura dos cabos é definida pelo número de pernas e de fios em cada perna. Os dois tipos mais comuns em aeronaves são o cabo 7×7 e o 7×19:

  • 7×7: Possui sete pernas, cada uma formada por sete fios. Seis pernas são enroladas ao redor de uma perna central, resultando em um cabo de média flexibilidade. É amplamente utilizado para comandos de compensadores, controle de motores e sistemas de indicação.
  • 7×19: Formado por sete pernas, cada uma composta por dezenove fios. Seis pernas são dispostas ao redor de uma perna central, criando um cabo extremamente flexível. É ideal para sistemas primários de comando e locais com frequente ação em roldanas.

Os cabos de comando variam em diâmetro entre 1/16″ a 3/8″ e o diâmetro é medido considerando a circunferência externa do cabo. A flexibilidade e a resistência são essenciais para aplicações em controle e segurança das aeronaves.