Tratamento de Superfícies de Alumínio sem Pintura
O alumínio puro é mais resistente à corrosão comparado às suas ligas com maior resistência mecânica. Para aproveitar essa propriedade, aplica-se uma camada fina de alumínio puro nas faces de chapas feitas de ligas de alumínio de alta resistência mecânica, processo denominado “Cladding” ou “Alclad”. Essa camada protetora pode ser polida, mas deve-se evitar o desgaste excessivo ou remoção mecânica que exponha a liga subjacente.
Sequência de Tratamento Anticorrosivo para Superfícies Não Pintadas:
- Limpeza Inicial:
- Remova óleo e sujeira com produtos suaves antes de usar abrasivos.
- Polimento:
- Use abrasivos finos ou polidores de metais, mas evite produtos abrasivos em alumínio anodizado, pois eles podem remover o filme de proteção.
- Para superfícies difíceis de limpar, utilize compostos de limpeza e polimento antes do processo de polimento final.
- Tratamento de Corrosão Superficial:
- Esfregue com material inibidor de corrosão ou aplique uma solução de dicromato de sódio e trióxido de cromo por 5 a 20 minutos. Em seguida, seque com panos limpos.
- Proteção Final:
- Aplique uma camada de graxa à prova d’água.
Tratamento para Superfícies a Serem Pintadas:
- Limpeza:
- Retire todos os resíduos de graxa ou sujeira usando métodos gerais de limpeza.
- Decapagem:
- Se necessário, use removedores de pintura para preparar a superfície.
- Tratamento de Áreas Corroídas:
- Aplique uma solução de ácido crômico e sulfúrico (10%) com pincel, esfregue com escova de fibra dura e permita que penetre nas cavidades. Remova o excesso com jato d’água ou tecido úmido.
- Pintura de Proteção:
- Após o tratamento, aplique a proteção permanente recomendada pelo fabricante, como a pintura final, no mesmo dia.
Essas técnicas garantem a proteção contra corrosão e a durabilidade das superfícies de alumínio, contribuindo para a longevidade estrutural e funcional do material utilizado em aeronaves.