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Sistema de Alternador para Pequenas Aeronaves

Os alternadores utilizados em pequenas aeronaves são componentes críticos para a geração de energia elétrica, projetados para converter energia mecânica em corrente contínua (CC) por meio de um processo que combina geração trifásica e retificação. A seguir, são detalhados os princípios, funcionamento e componentes desses sistemas.

Geração de Corrente Trifásica

Retificação da Corrente

  • Funcionamento do Retificador:
    • Cada diodo do sistema permite o fluxo de corrente em apenas uma direção, convertendo as tensões alternadas em tensões contínuas pulsantes.
    • As curvas de tensão trifásica se sobrepõem, resultando em uma saída contínua suavizada, com uma tensão média (tensão efetiva) que corresponde ao valor nominal do alternador.
  • Tensão de Saída:
    • Para sistemas de 12 V, a tensão efetiva varia em torno de 13,8 V a 14,2 V.
    • Para sistemas de 24 V, varia entre 23,8 V e 24,2 V, garantindo a compatibilidade com os sistemas elétricos da aeronave.

Componentes Principais do Alternador

  1. Rotor:
  2. Estator:
  3. Retificador:
    • Composto por seis diodos (três positivos e três negativos), isolados entre si e montados em dissipadores de calor para controle térmico.
  4. Sistema de Ventilação e Dissipação:
    • O alternador é equipado com uma ventoinha integrada para auxiliar no resfriamento, essencial para evitar superaquecimento durante a operação.
  5. Carcaça e Estrutura:
    • Protege os componentes internos, mantendo a rigidez estrutural e facilitando a montagem e manutenção.

Montagem e Acionamento

  • Acionamento por Correia:
    • Conexão com o motor por meio de uma correia e polias, geralmente montadas na parte frontal ou lateral do motor.
  • Acionamento por Engrenagens:
    • Instalação traseira, com ligação direta ao sistema de engrenagens do motor, para maior confiabilidade e eficiência em operações contínuas.

Controle de Saída e Regulador de Tensão

Os alternadores de pequenas aeronaves são projetados para oferecer alta confiabilidade, eficiência térmica e baixa manutenção, características ideais para aplicações aeronáuticas exigentes.