Sistema de Acionamento de Velocidade Constante (CSD)
O Sistema de Acionamento de Velocidade Constante (CSD) é essencial para garantir a frequência estável da corrente alternada (CA) gerada pelos geradores em aeronaves. Ele ajusta automaticamente a velocidade do gerador, mantendo-a constante, mesmo quando a rotação do motor varia.
Importância e Aplicações
- Manutenção da Frequência:
- A frequência de saída do gerador é diretamente proporcional à sua velocidade de rotação. Para manter a frequência padrão de 400 Hz, comum em sistemas aeronáuticos, é necessário um controle rigoroso do rpm do gerador.
- Operação em Paralelo:
- Quando múltiplos geradores operam simultaneamente, é crucial que todos mantenham frequências idênticas para evitar conflitos de fase.
Componentes e Funcionamento
- Engrenagem Diferencial Axial (AGD):
- Controla a velocidade de saída em relação à de entrada, ajustando-a para manter a rotação constante do gerador.
- Governador de Pesos Volantes:
- Monitora a velocidade de rotação e controla a bomba hidráulica para ajustar a pressão hidráulica de acordo com a necessidade.
- Bomba Hidráulica de Vazão Variável:
- Produz a pressão hidráulica necessária para acionar o motor hidráulico.
- Motor Hidráulico:
- Varia a relação entre o rpm de entrada e o rpm de saída da AGD, garantindo uma saída constante para o gerador.
- Refrigeração a Óleo:
- O CSD utiliza um pulverizador de óleo para manter o sistema em temperaturas operacionais seguras, normalmente em torno de 93,3°C (200°F).
Tipos de Sistemas de Acionamento
- CSD Independente:
- Um dispositivo separado, comum em aeronaves mais antigas.
- O CSD e o gerador são conectados mecanicamente.
- Gerador de Acionamento Integrado (IDG):
- Combina o CSD e o gerador em um único conjunto.
- Usado em aeronaves modernas por sua eficiência e menor complexidade de instalação.
Recursos e Mecanismos de Manutenção
- Acoplamento/Desconexão Rápida (QAD):
- Monitoramento do Nível de Óleo:
- Um visor permite verificar rapidamente o nível de óleo.
- Indicadores na cabine alertam para perda de óleo ou sobretemperatura, exigindo inspeção imediata após o pouso.
- Mecanismo de Desconexão:
- Permite a desconexão manual ou automática do CSD em caso de falhas no sistema.
- Operado a partir da cabine ou por comandos da unidade de controle do gerador.
Vantagens do CSD
- Estabilidade de Frequência:
- Mantém a frequência de 400 Hz essencial para equipamentos sensíveis.
- Compatibilidade com Motores de Velocidade Variável:
- Compensa mudanças no rpm do motor sem afetar a saída elétrica.
- Facilidade de Manutenção:
- Sistemas como o QAD simplificam a substituição e inspeção.
Considerações Operacionais
- Em caso de alertas de sobretemperatura ou perda de óleo, o CSD deve ser imediatamente desengatado.
- Inspeções periódicas do nível de óleo e da funcionalidade do sistema são cruciais para prevenir falhas.
O sistema CSD, seja como unidade independente ou como parte de um IDG, é uma tecnologia vital para assegurar a confiabilidade e a estabilidade dos sistemas elétricos em aeronaves modernas.