Tratamento Térmico do Alumínio
O alumínio puro, como a liga 1100, destaca-se pela alta resistência à corrosão e pela facilidade de conformação, mesmo em geometrias complexas. Contudo, sua resistência mecânica limitada torna-o inadequado para aplicações estruturais em aeronaves. Por isso, utiliza-se tratamento térmico e trabalho a frio para melhorar suas propriedades.
No trabalho a frio, o alumínio endurece mecanicamente por deformação, e as condições são indicadas por códigos como:
- “O”: recozido, com baixa dureza;
- “H”: endurecido por trabalho a frio.
Nos tratamentos térmicos, ligas de alumínio passam por processos que ajustam sua dureza, resistência e ductilidade. As designações incluem:
- W: solução sólida, estado instável;
- T: envelhecimento estável, com subcategorias como:
- T4: naturalizado após solução sólida;
- T6: envelhecido artificialmente;
- T7: estabilizado;
- T8, T9, T10: combinam trabalho a frio e envelhecimentos múltiplos.
Para identificar ligas tratadas, mergulha-se uma amostra em solução de soda cáustica a 10%. Ligas com cobre escurecem, enquanto materiais revestidos (clad) permanecem brilhantes, expondo camadas escuras em cortes. Esses métodos são cruciais para assegurar materiais com desempenho otimizado em aplicações aeronáuticas.