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Tratamento Térmico do Alumínio

O alumínio puro, como a liga 1100, destaca-se pela alta resistência à corrosão e pela facilidade de conformação, mesmo em geometrias complexas. Contudo, sua resistência mecânica limitada torna-o inadequado para aplicações estruturais em aeronaves. Por isso, utiliza-se tratamento térmico e trabalho a frio para melhorar suas propriedades.

No trabalho a frio, o alumínio endurece mecanicamente por deformação, e as condições são indicadas por códigos como:

  • “O”: recozido, com baixa dureza;
  • “H”: endurecido por trabalho a frio.

Nos tratamentos térmicos, ligas de alumínio passam por processos que ajustam sua dureza, resistência e ductilidade. As designações incluem:

  • W: solução sólida, estado instável;
  • T: envelhecimento estável, com subcategorias como:
    • T4: naturalizado após solução sólida;
    • T6: envelhecido artificialmente;
    • T7: estabilizado;
    • T8, T9, T10: combinam trabalho a frio e envelhecimentos múltiplos.

Para identificar ligas tratadas, mergulha-se uma amostra em solução de soda cáustica a 10%. Ligas com cobre escurecem, enquanto materiais revestidos (clad) permanecem brilhantes, expondo camadas escuras em cortes. Esses métodos são cruciais para assegurar materiais com desempenho otimizado em aplicações aeronáuticas.