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Sistema Pitot Estático

O sistema Pitot estático é um dos sistemas fundamentais para instrumentos de voo, sendo essencial para a operação de aeronaves. Ele conecta três instrumentos principais: o velocímetro, o altímetro e o indicador de razão de subida (climb). Esses dispositivos utilizam pressões diferenciadas para fornecer informações críticas ao piloto.

Estrutura e Funcionamento

  1. Tubo de Pitot:
    • Possui duas seções principais: frontal e traseira.
    • A seção frontal coleta a pressão de impacto (dinâmica) através de uma abertura voltada para o fluxo de ar. Um sistema de drenagem protege contra entrada de umidade e sujeira.
    • A pressão captada é direcionada para o velocímetro, que mede a velocidade aerodinâmica da aeronave.
  2. Aberturas Estáticas:
  3. Instrumentos Associados:

Características Adicionais

  • Muitos tubos de Pitot são equipados com aquecedores elétricos para evitar formação de gelo em condições de baixas temperaturas. Este sistema é acionado por um interruptor na cabine.
  • O sistema está montado externamente em locais minimamente sujeitos à turbulência para garantir medições precisas.
  • Modelos variam em montagem: abaixo do nariz da fuselagem ou no bordo de ataque das asas. Apesar de diferenças estruturais, ambos operam de forma semelhante.

Fontes Alternativas e Emergências

  • Algumas aeronaves possuem uma fonte alternativa de pressão estática para situações de emergência. Essa fonte é ventilada para o interior da aeronave para evitar leituras incorretas devido a variações de atitude ou obstruções no sistema.

Manutenção e Cuidados

  • A substituição ou manutenção do tubo de Pitot deve ser feita desconectando suas linhas de pressão antes de afrouxar fixadores.
  • Obstruções, como gelo ou sujeira, podem causar falhas de leitura, afetando principalmente o velocímetro.

Esse sistema é vital para garantir a segurança e a navegação da aeronave, exigindo inspeção e manutenção regulares para assegurar seu funcionamento correto.