Sistema Pitot Estático
O sistema Pitot estático é um dos sistemas fundamentais para instrumentos de voo, sendo essencial para a operação de aeronaves. Ele conecta três instrumentos principais: o velocímetro, o altímetro e o indicador de razão de subida (climb). Esses dispositivos utilizam pressões diferenciadas para fornecer informações críticas ao piloto.
Estrutura e Funcionamento
- Tubo de Pitot:
- Possui duas seções principais: frontal e traseira.
- A seção frontal coleta a pressão de impacto (dinâmica) através de uma abertura voltada para o fluxo de ar. Um sistema de drenagem protege contra entrada de umidade e sujeira.
- A pressão captada é direcionada para o velocímetro, que mede a velocidade aerodinâmica da aeronave.
- Aberturas Estáticas:
- Localizadas na seção traseira do tubo ou em partes específicas da fuselagem, como estabilizadores ou bordos de ataque.
- Coletam a pressão estática (atmosférica), usada pelo altímetro e indicador de razão de subida.
- Instrumentos Associados:
- Velocímetro: Calcula a diferença entre pressão dinâmica e estática, indicando a velocidade relativa ao ar.
- Altímetro: Usa a pressão estática para determinar a altitude em relação ao nível do mar.
- Indicador de razão de subida: Mede variações na pressão estática para indicar a velocidade vertical.
Características Adicionais
- Muitos tubos de Pitot são equipados com aquecedores elétricos para evitar formação de gelo em condições de baixas temperaturas. Este sistema é acionado por um interruptor na cabine.
- O sistema está montado externamente em locais minimamente sujeitos à turbulência para garantir medições precisas.
- Modelos variam em montagem: abaixo do nariz da fuselagem ou no bordo de ataque das asas. Apesar de diferenças estruturais, ambos operam de forma semelhante.
Fontes Alternativas e Emergências
- Algumas aeronaves possuem uma fonte alternativa de pressão estática para situações de emergência. Essa fonte é ventilada para o interior da aeronave para evitar leituras incorretas devido a variações de atitude ou obstruções no sistema.
Manutenção e Cuidados
- A substituição ou manutenção do tubo de Pitot deve ser feita desconectando suas linhas de pressão antes de afrouxar fixadores.
- Obstruções, como gelo ou sujeira, podem causar falhas de leitura, afetando principalmente o velocímetro.
Esse sistema é vital para garantir a segurança e a navegação da aeronave, exigindo inspeção e manutenção regulares para assegurar seu funcionamento correto.