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Sistemas de Temperatura EGT e TIT

Os sistemas de medição de temperatura de gases de escapamento (EGT) e de entrada da turbina (TIT) são essenciais no monitoramento e controle de turbinas aeronáuticas. Eles garantem a operação segura e eficiente ao fornecer indicações precisas de temperatura ao piloto.

Sistema EGT

A Temperatura dos Gases do Escapamento (EGT) é medida na saída da turbina. O sistema consiste em várias sondas posicionadas ao redor da saída dos gases, construídas com ligas de níquel-cromo (cromel) e níquel-alumínio (alumel). A junção quente das sondas permite o fluxo dos gases, gerando uma tensão elétrica proporcional à temperatura. Essa voltagem é transmitida ao indicador na cabine, onde é amplificada e convertida em leitura analógica ou digital pelo servo motor do termômetro. O instrumento é calibrado de 0°C a 1.200°C e possui um vernier para leituras precisas, além de um alerta “OFF” para falha do sistema.

Sistema TIT

A Temperatura de Entrada da Turbina (TIT) é obtida por sondas localizadas na entrada da turbina. Essas sondas duplas transmitem sinais a um indicador na cabine e a um sistema de controle de dados. A redundância elétrica desses circuitos aumenta a confiabilidade operacional. O indicador de TIT incorpora um circuito ponte, motor de duas fases e potenciômetro de feedback para ajustar automaticamente a indicação. Em caso de sobretemperatura, um alerta luminoso é ativado. O sistema também inclui um botão de teste externo para verificar as luzes de alerta.

Conclusão

Tanto o sistema EGT quanto o TIT são críticos para manter a integridade do motor e evitar danos causados por temperaturas excessivas. Suas leituras auxiliam na otimização do desempenho e no diagnóstico de falhas durante o voo.