Torquímetro de Motor
O torquímetro de motor é um dispositivo que mede o torque produzido por motores de aeronaves, utilizando um mecanismo hidráulico. Ele é composto por um cilindro e um pistão que definem a câmara do torquímetro. Esse conjunto está integrado à caixa de redução do motor, onde é acionado pela engrenagem anular do primeiro estágio de redução, que possui dentes helicoidais na superfície exterior.
Quando ocorre uma tendência de rotação da engrenagem anular, ela se desloca axialmente, empurrando o pistão contra a mola da válvula. Esse movimento permite a abertura de um orifício calibrado, por onde o óleo pressurizado entra na câmara do torquímetro. O sistema se equilibra quando a pressão na câmara corresponde ao torque absorvido. Para evitar bloqueio hidráulico, uma pequena quantidade de óleo é liberada pela sangria através de um orifício na parte superior do cilindro.
Como as pressões na caixa de redução e na câmara podem diferir, a diferença entre elas é usada para determinar o torque real do motor. As ligações hidráulicas internas conduzem as pressões até as tomadas na carcaça dianteira, conectando-se ao transmissor de torque, que fornece a leitura precisa. Este sistema assegura que quaisquer alterações na potência do motor reiniciem o ciclo, mantendo o equilíbrio adequado durante o funcionamento.