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Temperatura de Gases da Turbina

O sistema de indicação da temperatura dos gases da turbina (EGT – Engine Gas Temperature) monitora a temperatura dos gases de escape de turbinas a gás. Este parâmetro é crítico para a operação segura de motores de aeronaves, uma vez que valores excessivos podem indicar problemas graves, como superaquecimento. A medição é realizada por sondas posicionadas na saída ou entrada da turbina, dependendo do tipo de sistema instalado.

As sondas, feitas de ligas como cromel (níquel-cromo) e alumel (níquel-alumínio), geram uma voltagem proporcional à temperatura medida, transmitida ao indicador na cabine. Em sistemas EGT típicos, várias sondas são distribuídas ao redor do perímetro do duto de escapamento para garantir uma medição precisa e uniforme. A voltagem gerada pelas sondas é amplificada e utilizada para acionar um servo motor, que movimenta o ponteiro no indicador hermético calibrado de zero a 1200 °C. Esse indicador possui também uma bandeira de alerta “OFF” e pode ser equipado com um segundo plugue de conexão para redundância.

Nos sistemas de temperatura de entrada da turbina (TIT – Turbine Inlet Temperature), a medição é realizada por múltiplas sondas instaladas no anel envolvente da turbina. Cada sonda possui dupla conexão elétrica, fornecendo sinais para o indicador na cabine e para o controle de dados do motor, garantindo alta confiabilidade. O indicador TIT opera com um circuito avançado que inclui um circuito ponte, um motor de duas fases, potenciômetro de feedback e uma luz de alerta de sobretemperatura, ativada quando o limite pré-definido é atingido. Um botão de teste externo permite verificar o funcionamento simultâneo de todas as luzes de alerta em múltiplos motores.

Este sistema é essencial para proteger o motor contra danos por sobretemperatura, prolongando sua vida útil e garantindo a segurança da operação.