Teste Indicador T5
Durante o teste do sistema de indicação de temperatura de gases de escape (T5), algumas condições fundamentais devem ser garantidas para evitar erros de medição e assegurar a segurança. Inicialmente, a aeronave deve estar em condição segura para manutenção, com o capô do motor e os indicadores dianteiro e traseiro de T5 removidos, além do painel de acesso 1506 desmontado.
O procedimento requer duas pessoas: o técnico “A”, que executa o teste ao lado direito da nacele do motor, e o técnico “B”, que assiste a partir dos postos de pilotagem dianteiro e traseiro. Para realizar o teste, é necessário um multímetro digital com uma resolução mínima de 0,01 ohm, garantindo a precisão na leitura da resistência elétrica.
Os indicadores de T5 são projetados com terminais de diâmetros distintos, impedindo conexões incorretas. Durante a medição da resistência ôhmica, é fundamental isolar os terminais dos indicadores da estrutura do painel e entre si, prevenindo erros causados por curtos acidentais. Esse isolamento deve ser mantido também nos momentos em que os terminais forem colocados em curto, conforme as instruções do procedimento.
Este teste é essencial para verificar a precisão da indicação de T5, que monitora a temperatura de escape do motor, um parâmetro crítico para o desempenho seguro da aeronave.