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Indicador de Admissão

O indicador de pressão de admissão mede a pressão absoluta no coletor de admissão de motores a pistão, essencial para a operação adequada de aeronaves. Este instrumento registra a soma da pressão atmosférica com a pressão suplementar gerada por um compressor. Sua escala é calibrada em polegadas de mercúrio (Hg). Quando o motor está desligado, ele exibe a pressão atmosférica local; quando ligado, a indicação varia conforme a rotação.

O mecanismo interno é constituído por um diafragma aneroide que se move de acordo com a pressão aplicada, transmitindo esse movimento ao ponteiro. A entrada de pressão no instrumento ocorre através de um tubo capilar curto conectado ao coletor de admissão. Esse tubo atua como uma válvula de segurança, minimizando danos provocados por eventuais retrocessos do motor.

Durante a instalação do indicador, é crucial verificar se a leitura está correta em comparação com a pressão atmosférica, podendo ser conferida com um barômetro ou altímetro ajustado a zero. Discrepâncias na leitura indicam a necessidade de substituição do instrumento. Em casos de falha de resposta ou indicação incorreta, causas prováveis incluem umidade, obstruções, vazamentos ou problemas mecânicos. Procedimentos como drenagem do sistema e uso de ar comprimido para limpeza das linhas ajudam a solucionar problemas de funcionamento.

Para detecção de vazamentos, pode-se desconectar a linha do motor, aplicar pressão e verificar se o ponteiro retorna ao valor inicial. Vazamentos persistentes exigem a substituição do equipamento. Este tipo de manutenção preventiva assegura a precisão e confiabilidade do indicador de pressão de admissão em operações aeronáuticas.