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Distribuição em Aeronaves Compostas

As aeronaves compostas apresentam desafios únicos na distribuição elétrica, controle de eletricidade estática e proteção contra raios devido às propriedades dos materiais não condutores usados em suas estruturas. Para contornar a alta resistência desses materiais, é integrada uma malha condutora, geralmente de alumínio, na estrutura composta. Essa malha, semelhante a uma tela metálica, cria um plano de massa que serve como blindagem elétrica, protegendo contra interferências de alta intensidade (HERF) e dissipando a energia de raios.

A ligação de equipamentos ao plano de massa pode ser direta ou indireta. No método direto, o componente é montado próximo ao plano de massa, com exposição mínima da malha condutora para garantir contato elétrico adequado. Já no método indireto, usa-se um jumper de ligação – uma tira metálica flexível – para conectar o componente ao plano de massa. Em algumas áreas específicas, como racks de equipamentos e painéis de instrumentos, pode ser utilizado alumínio como estrutura condutora, conectado ao circuito de massa principal.

A malha condutora é projetada para correntes de baixa intensidade, enquanto cargas de alta corrente exigem fios dedicados de polaridade positiva e negativa. Esses fios retornam a um ponto de distribuição negativo, que geralmente está localizado na parede de fogo. Isso garante que sistemas como o motor de partida, alternador e luzes de aterrissagem estejam conectados a uma massa robusta.

Para proteção contra raios, fios de alumínio são integrados ao revestimento da aeronave. Em caso de impacto, a corrente do raio se espalha pela malha condutora, minimizando danos estruturais. Esses fios de proteção contra raios não devem ser usados como massa elétrica, sendo essa função exclusiva do plano de massa projetado para os equipamentos elétricos.

A distribuição de tensão positiva em aeronaves compostas segue os mesmos princípios das aeronaves de metal convencionais, com barramentos, circuitos de proteção e controles elétricos similares. O sistema descrito assegura alta confiabilidade elétrica e proteção, essenciais para a operação segura de aeronaves compostas modernas.