Indicador de Velocidade Verdadeira
Este instrumento foi desenvolvido para fornecer ao piloto a velocidade verdadeira da aeronave sem a necessidade de cálculos manuais com base na velocidade indicada, altitude e temperatura externa. Ele evita distrações durante o voo ao fornecer diretamente a velocidade corrigida.
Componentes e funcionamento
O estojo do indicador de velocidade verdadeira contém:
- Um velocímetro que move o ponteiro.
- Um mecanismo altimétrico que ajusta a escala do mostrador de acordo com a altitude.
- Uma mola bimetálica sensível à temperatura externa, que corrige o valor em função da temperatura do ar.
Quando o avião ganha altitude, o mostrador ajusta a escala para que o ponteiro indique uma velocidade mais alta. Em condições onde a temperatura do ar é superior ao padrão para a altitude correspondente, o sensor de temperatura favorece a indicação de uma velocidade verdadeira superior.
Funções adicionais
Além de indicar a velocidade verdadeira, o instrumento:
- Apresenta a velocidade máxima permitida (VNE/MNE).
- Possui uma referência visual ajustável de velocidade, configurada pelo piloto.
- Emite alertas sonoros e visuais:
- Alarme de sobrevelocidade quando o ponteiro ultrapassa o limite de VNE.
- Alerta visual “U/C” (Under Carriage) caso a aeronave esteja abaixo de 100 KIAS sem o trem de pouso travado na posição correta.
Tolerância do instrumento
A velocidade indicada pelo instrumento está sujeita a tolerâncias específicas:
- ± 2 nós entre 60 e 140 nós.
- ± 3 nós entre 180 e 300 nós.
VNE em função da altitude
A VNE varia com a altitude, inicialmente aumentando até cerca de 14.000 pés e, em seguida, diminuindo rapidamente. O gráfico de VNE x altitude mostra que o valor máximo ocorre em torno de 13.000 a 14.000 pés e reduz-se drasticamente acima dessa faixa. Este comportamento deve ser cuidadosamente monitorado para evitar situações de risco em altitudes mais elevadas.
Siglas importantes
- MNE: Mach – Nunca Exceda.
- VNE: Velocidade – Nunca Exceda.
- KEAS: Velocidade Equivalente (em nós).
- KIAS: Velocidade Indicada (em nós).
- KCAS: Velocidade Calibrada (em nós).
Esse indicador moderno reduz a carga de trabalho do piloto, aumentando a segurança operacional ao fornecer informações precisas e em tempo real durante o voo.