Operação do Transponder
O transponder responde automaticamente às interrogações emitidas por radares de vigilância do sistema de controle de tráfego aéreo (ATC), permitindo a identificação e localização precisa das aeronaves equipadas com ele. Esse sistema opera em frequências de 1090 MHz para transmissão e 1030 MHz para recepção.
Existem dois tipos principais de radares relacionados ao uso do transponder: o radar primário (PSR) e o radar secundário (SSR). O PSR apenas detecta a presença de objetos, enquanto o SSR, sincronizado com o PSR, identifica as aeronaves ao interrogar os transponders a bordo e receber as respostas codificadas. As informações combinadas desses radares fornecem ao controlador ATC a posição, distância e altitude da aeronave.
O transponder pode operar em diferentes modos, sendo os principais:
- Modo A: transmite a identificação da aeronave com um código de quatro dígitos, variando de 0000 a 7777, configurado no painel de controle.
- Modo C: além do código de identificação, inclui a altitude da aeronave, desde que esteja conectado a um altímetro codificador.
- Modo B e D: raramente utilizados; o modo D atualmente não está em operação.
A interrogação do transponder ocorre por pulsos que definem o modo de operação com base no intervalo entre os pulsos transmitidos. Quando um sinal válido é recebido, o transponder emite uma resposta composta por um trem de pulsos codificados, cujo número é definido pelo código configurado no painel ou pela altitude reportada. Durante a operação, o controlador pode solicitar a função de identificação rápida (IDENT), que destaca a aeronave no radar por 20 segundos.
Essa tecnologia aprimora a segurança e a eficiência do controle de tráfego aéreo, permitindo uma vigilância contínua e detalhada em áreas de intenso movimento aéreo.