Ereção Rápida
O sistema de chave de ereção rápida é utilizado em aeronaves para acelerar a taxa de correção do horizonte artificial em situações de desvios significativos. Em condições normais, o sistema opera com 20 volts, permitindo apenas uma ereção lenta e gradual do instrumento. Quando a chave de ereção rápida é pressionada, a alimentação elétrica é elevada para 115 volts, resultando em maior torque dos motores e aumentando a taxa de correção para valores entre 120 e 180 graus por minuto, o que representa um aumento de no mínimo 20 vezes em relação à ereção lenta.
É fundamental tomar certos cuidados durante a utilização deste sistema. A chave não deve ser mantida pressionada por mais de 15 segundos, evitando o superaquecimento das bobinas do estator devido à passagem de altas correntes. Além disso, a operação da chave só deve ocorrer quando a aeronave estiver nivelada ou com pequenos ângulos de subida e descida. Se a chave for acionada durante uma curva ou manobra acentuada, forças como a centrífuga poderão se somar à força do motor de torque, provocando precessões indesejadas e, consequentemente, falsas indicações do horizonte artificial. Essas falhas nas indicações podem comprometer a segurança da navegação aérea e exigem atenção rigorosa por parte dos pilotos.