Distribuição de Potência CC do Boeing 727
Distribuição CC no B727
No Boeing 727, o sistema de distribuição de potência CC é alimentado a partir de três geradores de corrente alternada (CA) acionados pelos motores. Em operação normal, os geradores podem operar sincronizados para dividir a carga elétrica da aeronave. Em situações de emergência, qualquer gerador pode ser isolado para alimentar sozinho toda a aeronave, sendo o gerador 3 o designado principal para fornecer potência de emergência.
Os barramentos de carga CA 1 e 2, assim como o barramento CA essencial, alimentam transformadores-retificadores (TRs) que convertem a energia CA em CC. Esses TRs abastecem os barramentos CC 1 e 2, conectados entre si por um limitador de corrente de 100 A. A energia também é conduzida ao barramento CC essencial por meio de um diodo, que permite o fluxo de corrente apenas no sentido do barramento CC 1 para o barramento essencial.
O barramento CC essencial distribui energia ao barramento da bateria, ao barramento de transferência da bateria e ao barramento da bateria ativo, garantindo a continuidade do fornecimento para sistemas críticos. O barramento da bateria ativo, ligado diretamente à bateria, tem a menor probabilidade de falhar em caso de uma pane elétrica catastrófica. Durante o voo, a bateria é carregada a partir do barramento de transferência CA.
Esse sistema garante a redundância e a confiabilidade necessárias para manter operacionais as cargas essenciais da aeronave em qualquer condição.