Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS)
O ILS (Instrument Landing System) é projetado para guiar aeronaves durante a aproximação e pouso em condições de baixa visibilidade, fornecendo referências horizontais e verticais precisas. Ele ajuda o piloto a alinhar a aeronave com a pista e a descer na trajetória correta, mesmo sem referências visuais externas.
Categorias do ILS:
- Categoria I:
- Altura mínima de decisão: 200 pés acima do nível da pista.
- Visibilidade mínima: 2400 pés.
- Caso o ambiente de pista não seja identificado na altitude de decisão, deve-se executar uma aproximação perdida.
- Categoria II:
- Permite aproximações em altitudes e visibilidades mais baixas do que a Categoria I.
- Categoria III:
- Subdividida em IIIA, IIIB e IIIC, com capacidade para pousos em visibilidade quase zero:
- Categoria IIIC: Permite pousos automáticos sem visibilidade externa.
- Subdividida em IIIA, IIIB e IIIC, com capacidade para pousos em visibilidade quase zero:
Requisitos: Tanto o aeroporto quanto a aeronave precisam estar equipados e certificados para cada categoria.
Componentes do ILS:
- Localizador (LOC):
- Fornece orientação lateral (esquerda/direita) para alinhar a aeronave com o centro da pista.
- Localização: Aproximadamente 1000 pés da extremidade oposta da pista.
- Frequências: 108 a 112 MHz.
- Rampa de Planeio (Glideslope – GS):
- Fornece orientação vertical (acima/abaixo) para a descida precisa.
- Localização: Próxima ao ponto de toque, geralmente 15% do comprimento da pista a partir da extremidade de aproximação.
- Frequências: 328,6 a 335,4 MHz.
- Marcadores (Opcional):
- Indicadores adicionais para auxiliar na posição da aeronave durante a aproximação:
- Outer Marker (OM): Indica o início da aproximação final.
- Middle Marker (MM): Marca a proximidade da altitude de decisão.
- Indicadores adicionais para auxiliar na posição da aeronave durante a aproximação:
Funcionamento do ILS:
- Criação do Túnel Eletrônico:
- O localizador e a rampa de planeio criam um túnel eletrônico que guia a aeronave ao ponto de toque ideal.
- Dentro do túnel, a aeronave segue automaticamente para o alinhamento e a descida corretos.
- Orientação Horizontal:
- O localizador emite sinais para indicar se a aeronave está alinhada à esquerda, direita ou no centro da pista.
- Orientação Vertical:
- A rampa de planeio guia a aeronave na descida ideal em um ângulo normalmente de 3°.
- Monitoramento pelo Piloto:
- Durante a aproximação, o piloto utiliza os indicadores do ILS para ajustar a trajetória.
- Caso o ambiente de pista não seja visível na altitude de decisão, a aproximação perdida é realizada.
Benefícios do ILS:
- Segurança:
- Proporciona pousos seguros em condições de baixa visibilidade.
- Precisão:
- Guias eletrônicas garantem alinhamento e descida exatos.
- Versatilidade:
- Aplicável a diferentes condições de visibilidade e tipos de pista.
Localizador do Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS)
O localizador (LOC) é um dos componentes principais do ILS, responsável por fornecer orientação lateral (esquerda/direita) para alinhar a aeronave ao centro da pista durante a aproximação. Ele utiliza padrões de irradiação de rádio para criar uma referência precisa que guia o piloto ou o sistema automático na trajetória correta.
Funcionamento do Localizador:
- Estrutura do Sistema:
- Modulação de Sinais:
- Recepção na Aeronave:
- O receptor do localizador no avião identifica a predominância entre as frequências de 90 Hz e 150 Hz.
- A diferença entre os sinais é interpretada e transmitida ao Indicador de Desvio de Curso (CDI).
Indicação ao Piloto:
- Indicador de Desvio de Curso (CDI):
- O CDI apresenta um ponteiro vertical que se desloca para a esquerda ou direita dependendo da posição da aeronave em relação ao feixe do localizador:
- Se o avião está à direita da linha central:
- O sinal de 150 Hz predomina.
- O ponteiro se desloca para a esquerda, indicando que o piloto deve corrigir o curso voando para a esquerda.
- Se o avião está à esquerda da linha central:
- O sinal de 90 Hz predomina.
- O ponteiro se desloca para a direita, indicando que o piloto deve corrigir para a direita.
- Se o avião está à direita da linha central:
- O CDI apresenta um ponteiro vertical que se desloca para a esquerda ou direita dependendo da posição da aeronave em relação ao feixe do localizador:
- Regra Geral: “Voar para o Ponteiro”:
- O piloto deve sempre ajustar o curso na direção indicada pelo ponteiro para retornar ao centro do feixe.
Outras Formas de Exibição:
- Informações do localizador podem ser exibidas em sistemas modernos, como:
- CRT (Cathode Ray Tube) ou telas planas em sistemas de orientação de voo.
- Integrados com o Flight Director System (FDS) para comandos automáticos.
Benefícios do Localizador:
- Precisão Lateral:
- Permite alinhamento exato ao centro da pista mesmo em condições de visibilidade reduzida.
- Fácil Interpretação:
- O CDI fornece uma indicação clara e intuitiva para ajustes de curso.
- Integração com Sistemas Modernos:
- Compatível com sistemas automáticos de orientação e controle.
O localizador, ao trabalhar em conjunto com a rampa de planeio, forma o “túnel eletrônico” do ILS, garantindo uma aproximação segura e precisa para pouso em condições adversas.
Rampa de Planeio do Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS)
A rampa de planeio (Glideslope – GS) é um componente fundamental do ILS, fornecendo orientação vertical para que a aeronave siga uma trajetória precisa até o ponto de toque na pista. Ela trabalha em conjunto com o localizador para formar o “túnel eletrônico” que guia a aeronave durante a aproximação para pouso.
Funcionamento da Rampa de Planeio:
- Localização do Transmissor:
- Situado próximo à extremidade de aproximação da pista, aproximadamente 15% do comprimento total da pista a partir desse ponto.
- Padrão de Irradiação:
- Semelhante ao localizador, o transmissor da rampa de planeio emite sinais modulados:
- 90 Hz predomina quando a aeronave está acima da trajetória ideal.
- 150 Hz predomina quando a aeronave está abaixo da trajetória ideal.
- No centro da trajetória (rampa de planeio ideal), os sinais se anulam.
- Semelhante ao localizador, o transmissor da rampa de planeio emite sinais modulados:
- Indicação ao Piloto:
- O receptor da rampa de planeio processa os sinais e fornece informações ao Indicador Cruzado (Cross Pointer):
- Ponteiro horizontal acima do centro: A aeronave está abaixo da rampa de planeio.
- Ponteiro horizontal no centro: A aeronave está na trajetória ideal.
- Ponteiro horizontal abaixo do centro: A aeronave está acima da rampa de planeio.
- O receptor da rampa de planeio processa os sinais e fornece informações ao Indicador Cruzado (Cross Pointer):
Formação do Feixe de Aproximação:
- Integração com o Localizador:
- A combinação do transmissor do localizador e da rampa de planeio cria um feixe tridimensional.
- Esse feixe fornece uma trajetória exata, tanto lateral quanto vertical, até o ponto de toque no solo.
- Precisão do Feixe:
- O feixe é calibrado eletronicamente para garantir uma aproximação segura e controlada, mesmo em condições de baixa visibilidade.
Indicação e Exibição:
- Indicadores Tradicionais:
- Indicador de Diretor de Atitude (ADI) e Indicador de Situação Horizontal (HSI) apresentam informações da rampa de planeio e localizador separadamente.
- Displays Modernos:
- Em aeronaves modernas, as indicações do ADI e HSI são combinadas em um único Primary Flight Display (PFD).
- O PFD fornece uma visão consolidada:
- Parte superior: Dados do ADI, incluindo atitude e inclinação.
- Parte inferior: Dados do HSI, como orientação lateral e desvios da rampa de planeio.
Tipos de Receptores:
- Aeronaves Maiores:
- Os receptores do ILS e do VOR são unidades independentes localizadas no rack de equipamentos de rádio, enquanto os painéis de controle ficam no cockpit.
- Pequenas Aeronaves:
- Os receptores do ILS são frequentemente combinados com os do VOR em um único sistema conhecido como VOR LOC.
Vantagens da Rampa de Planeio:
- Trajetória Vertical Precisa:
- Garante uma descida segura, evitando obstáculos e mantendo o alinhamento correto.
- Integração com Sistemas Modernos:
- Trabalha de forma integrada com sistemas avançados de navegação e displays digitais.
- Confiabilidade:
- Permite pousos seguros mesmo em condições adversas de visibilidade.
A rampa de planeio, em conjunto com o localizador, forma o núcleo do sistema ILS. Sua precisão e confiabilidade fazem do ILS o sistema de navegação mais utilizado para aproximações e pousos controlados, garantindo segurança mesmo em condições desafiadoras.