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Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS)

O ILS (Instrument Landing System) é projetado para guiar aeronaves durante a aproximação e pouso em condições de baixa visibilidade, fornecendo referências horizontais e verticais precisas. Ele ajuda o piloto a alinhar a aeronave com a pista e a descer na trajetória correta, mesmo sem referências visuais externas.


Categorias do ILS:

  1. Categoria I:
    • Altura mínima de decisão: 200 pés acima do nível da pista.
    • Visibilidade mínima: 2400 pés.
    • Caso o ambiente de pista não seja identificado na altitude de decisão, deve-se executar uma aproximação perdida.
  2. Categoria II:
    • Permite aproximações em altitudes e visibilidades mais baixas do que a Categoria I.
  3. Categoria III:
    • Subdividida em IIIA, IIIB e IIIC, com capacidade para pousos em visibilidade quase zero:
      • Categoria IIIC: Permite pousos automáticos sem visibilidade externa.

Requisitos: Tanto o aeroporto quanto a aeronave precisam estar equipados e certificados para cada categoria.


Componentes do ILS:

  1. Localizador (LOC):
    • Fornece orientação lateral (esquerda/direita) para alinhar a aeronave com o centro da pista.
    • Localização: Aproximadamente 1000 pés da extremidade oposta da pista.
    • Frequências: 108 a 112 MHz.
  2. Rampa de Planeio (Glideslope – GS):
    • Fornece orientação vertical (acima/abaixo) para a descida precisa.
    • Localização: Próxima ao ponto de toque, geralmente 15% do comprimento da pista a partir da extremidade de aproximação.
    • Frequências: 328,6 a 335,4 MHz.
  3. Marcadores (Opcional):
    • Indicadores adicionais para auxiliar na posição da aeronave durante a aproximação:
      • Outer Marker (OM): Indica o início da aproximação final.
      • Middle Marker (MM): Marca a proximidade da altitude de decisão.

Funcionamento do ILS:

  1. Criação do Túnel Eletrônico:
    • O localizador e a rampa de planeio criam um túnel eletrônico que guia a aeronave ao ponto de toque ideal.
    • Dentro do túnel, a aeronave segue automaticamente para o alinhamento e a descida corretos.
  2. Orientação Horizontal:
    • O localizador emite sinais para indicar se a aeronave está alinhada à esquerda, direita ou no centro da pista.
  3. Orientação Vertical:
    • A rampa de planeio guia a aeronave na descida ideal em um ângulo normalmente de .
  4. Monitoramento pelo Piloto:
    • Durante a aproximação, o piloto utiliza os indicadores do ILS para ajustar a trajetória.
    • Caso o ambiente de pista não seja visível na altitude de decisão, a aproximação perdida é realizada.

Benefícios do ILS:

  1. Segurança:
    • Proporciona pousos seguros em condições de baixa visibilidade.
  2. Precisão:
    • Guias eletrônicas garantem alinhamento e descida exatos.
  3. Versatilidade:
    • Aplicável a diferentes condições de visibilidade e tipos de pista.

Localizador do Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS)

O localizador (LOC) é um dos componentes principais do ILS, responsável por fornecer orientação lateral (esquerda/direita) para alinhar a aeronave ao centro da pista durante a aproximação. Ele utiliza padrões de irradiação de rádio para criar uma referência precisa que guia o piloto ou o sistema automático na trajetória correta.


Funcionamento do Localizador:

  1. Estrutura do Sistema:
    • Composto por:
      • Dois transmissores de RF que modulam os sinais em frequências distintas.
      • Oito antenas loop para formar o padrão de irradiação.
  2. Modulação de Sinais:
    • O padrão de irradiação gera:
      • 90 Hz à esquerda da linha de centro.
      • 150 Hz à direita da linha de centro.
    • Ao longo do centro da pista, os dois sinais se anulam, criando um sinal nulo que define a linha central exata.
  3. Recepção na Aeronave:
    • O receptor do localizador no avião identifica a predominância entre as frequências de 90 Hz e 150 Hz.
    • A diferença entre os sinais é interpretada e transmitida ao Indicador de Desvio de Curso (CDI).

Indicação ao Piloto:

  1. Indicador de Desvio de Curso (CDI):
    • O CDI apresenta um ponteiro vertical que se desloca para a esquerda ou direita dependendo da posição da aeronave em relação ao feixe do localizador:
      • Se o avião está à direita da linha central:
        • O sinal de 150 Hz predomina.
        • O ponteiro se desloca para a esquerda, indicando que o piloto deve corrigir o curso voando para a esquerda.
      • Se o avião está à esquerda da linha central:
        • O sinal de 90 Hz predomina.
        • O ponteiro se desloca para a direita, indicando que o piloto deve corrigir para a direita.
  2. Regra Geral: “Voar para o Ponteiro”:
    • O piloto deve sempre ajustar o curso na direção indicada pelo ponteiro para retornar ao centro do feixe.

Outras Formas de Exibição:

  • Informações do localizador podem ser exibidas em sistemas modernos, como:
    • CRT (Cathode Ray Tube) ou telas planas em sistemas de orientação de voo.
    • Integrados com o Flight Director System (FDS) para comandos automáticos.

Benefícios do Localizador:

  1. Precisão Lateral:
    • Permite alinhamento exato ao centro da pista mesmo em condições de visibilidade reduzida.
  2. Fácil Interpretação:
    • O CDI fornece uma indicação clara e intuitiva para ajustes de curso.
  3. Integração com Sistemas Modernos:
    • Compatível com sistemas automáticos de orientação e controle.

O localizador, ao trabalhar em conjunto com a rampa de planeio, forma o “túnel eletrônico” do ILS, garantindo uma aproximação segura e precisa para pouso em condições adversas.

Rampa de Planeio do Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS)

A rampa de planeio (Glideslope – GS) é um componente fundamental do ILS, fornecendo orientação vertical para que a aeronave siga uma trajetória precisa até o ponto de toque na pista. Ela trabalha em conjunto com o localizador para formar o “túnel eletrônico” que guia a aeronave durante a aproximação para pouso.


Funcionamento da Rampa de Planeio:

  1. Localização do Transmissor:
    • Situado próximo à extremidade de aproximação da pista, aproximadamente 15% do comprimento total da pista a partir desse ponto.
  2. Padrão de Irradiação:
    • Semelhante ao localizador, o transmissor da rampa de planeio emite sinais modulados:
      • 90 Hz predomina quando a aeronave está acima da trajetória ideal.
      • 150 Hz predomina quando a aeronave está abaixo da trajetória ideal.
    • No centro da trajetória (rampa de planeio ideal), os sinais se anulam.
  3. Indicação ao Piloto:
    • O receptor da rampa de planeio processa os sinais e fornece informações ao Indicador Cruzado (Cross Pointer):
      • Ponteiro horizontal acima do centro: A aeronave está abaixo da rampa de planeio.
      • Ponteiro horizontal no centro: A aeronave está na trajetória ideal.
      • Ponteiro horizontal abaixo do centro: A aeronave está acima da rampa de planeio.

Formação do Feixe de Aproximação:

  1. Integração com o Localizador:
    • A combinação do transmissor do localizador e da rampa de planeio cria um feixe tridimensional.
    • Esse feixe fornece uma trajetória exata, tanto lateral quanto vertical, até o ponto de toque no solo.
  2. Precisão do Feixe:
    • O feixe é calibrado eletronicamente para garantir uma aproximação segura e controlada, mesmo em condições de baixa visibilidade.

Indicação e Exibição:

  1. Indicadores Tradicionais:
  2. Displays Modernos:
    • Em aeronaves modernas, as indicações do ADI e HSI são combinadas em um único Primary Flight Display (PFD).
    • O PFD fornece uma visão consolidada:
      • Parte superior: Dados do ADI, incluindo atitude e inclinação.
      • Parte inferior: Dados do HSI, como orientação lateral e desvios da rampa de planeio.

Tipos de Receptores:

  1. Aeronaves Maiores:
    • Os receptores do ILS e do VOR são unidades independentes localizadas no rack de equipamentos de rádio, enquanto os painéis de controle ficam no cockpit.
  2. Pequenas Aeronaves:
    • Os receptores do ILS são frequentemente combinados com os do VOR em um único sistema conhecido como VOR LOC.

Vantagens da Rampa de Planeio:

  1. Trajetória Vertical Precisa:
    • Garante uma descida segura, evitando obstáculos e mantendo o alinhamento correto.
  2. Integração com Sistemas Modernos:
    • Trabalha de forma integrada com sistemas avançados de navegação e displays digitais.
  3. Confiabilidade:
    • Permite pousos seguros mesmo em condições adversas de visibilidade.

A rampa de planeio, em conjunto com o localizador, forma o núcleo do sistema ILS. Sua precisão e confiabilidade fazem do ILS o sistema de navegação mais utilizado para aproximações e pousos controlados, garantindo segurança mesmo em condições desafiadoras.