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Mapeamento de Terreno com Radar Meteorológico

Embora o radar meteorológico seja projetado principalmente para detectar tempestades elétricas e condições climáticas adversas, ele também pode ser utilizado como um sistema de navegação alternativo, fornecendo informações sobre o terreno abaixo da aeronave. Esse recurso é conhecido como modo de mapeamento de terreno.


Funcionamento do Mapeamento de Terreno

  1. Feixe em Leque Amplo:
    • No modo de mapeamento, o radar utiliza um feixe em leque para cobrir uma área mais ampla do que o feixe concentrado usado na detecção de tempestades.
    • Esse feixe permite varreduras extensas e coleta de dados detalhados sobre a superfície do solo (ver Figura 16-18).
  2. Reflexão dos Sinais:
    • O radar emite pulsos de energia que atingem o terreno e retornam com informações sobre o que foi refletido.
    • As características dos alvos no solo influenciam a intensidade do sinal refletido, permitindo ao radar construir uma imagem do terreno.

Propriedades dos Alvos no Solo

Os diferentes tipos de superfícies no solo refletem os sinais de radar de maneiras distintas. Compreender essas propriedades é essencial para interpretar corretamente o display de mapeamento:

  • Água Suave e Plana:
    • Reflexão mínima, retornando sinais de baixa intensidade.
    • Áreas aquáticas aparecem como zonas escuras ou de menor contraste no display.
  • Grandes Cidades:
    • Refletem a maior parte do sinal do radar, devido à presença de estruturas metálicas e superfícies planas.
    • Aparecem como áreas brilhantes ou intensas no display.
  • Florestas e Vegetação Densa:
    • Absorvem grande parte do sinal, refletindo apenas uma pequena fração.
    • Retornam como zonas de baixa intensidade.

Aplicações Práticas

  1. Navegação Alternativa:
    • Durante o voo em áreas remotas ou com baixa visibilidade, o mapeamento de terreno ajuda na orientação geográfica e na identificação de marcos importantes.
  2. Planejamento de Rota:
    • Permite identificar características do terreno que podem influenciar o voo, como montanhas, vales ou áreas urbanas.
  3. Segurança em Voo:
    • Oferece uma referência visual para evitar áreas de terreno elevado, especialmente em condições meteorológicas adversas ou durante aproximações em baixa altitude.

Interpretação do Display

O piloto deve estar bem treinado para interpretar as imagens de radar no modo de mapeamento. Isso inclui:

  • Reconhecer os diferentes níveis de intensidade do sinal refletido.
  • Diferenciar características naturais, como água, florestas e montanhas, de características artificiais, como cidades ou construções.

O mapeamento de terreno é um exemplo de como os sistemas de radar podem ser usados de forma multifuncional, aprimorando a segurança e a eficiência do voo em diversas condições.