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Taquímetro CA

O taquímetro CA é um sistema amplamente utilizado para medir e exibir a rotação por minuto (RPM) de motores em aeronaves. Ele funciona com base em correntes alternadas trifásicas geradas por um alternador acoplado diretamente ao motor.


Componentes do Sistema de Taquímetro CA

  1. Alternador Trifásico (Transmissor):
  2. Motor Síncrono no Indicador:
  3. Mecanismo do Indicador:
    • Contém um rotor com ímã permanente que gira dentro de uma campânula metálica.
    • À medida que o rotor gira, as correntes de Foucault são induzidas na campânula.
    • O torque gerado pela interação magnética entre o rotor e as correntes de Foucault move a campânula contra uma mola espiral, fazendo o ponteiro indicar o RPM do motor.
    • A rotação do ponteiro é proporcional à velocidade do motor.

Funcionamento


Sistemas Modernos de Taquímetro Eletrônico

  1. Sensor de Frequência Variável:
  2. Processamento Digital:
    • O circuito contador converte os pulsos CA em dados digitais.
    • As informações digitalizadas são processadas e exibidas em um display eletrônico (convencional ou multifuncional).
  3. Integração com Motores a Pistão:
    • Em sistemas modernos, sensores conectados ao magneto do motor enviam sinais ao processador de controle do motor.
    • O processador utiliza essas informações para gerar o display de RPM no painel de instrumentos, muitas vezes em formato digital ou como um “seletor redondo” virtual em telas de LCD.

Vantagens do Sistema de Taquímetro CA e Eletrônico

  • Precisão: Correlação direta entre o RPM do motor e o campo magnético do alternador.
  • Confiabilidade: Sistemas eletrônicos eliminam desgaste mecânico.
  • Integração Digital: Compatível com displays modernos e sistemas multifuncionais.
  • Flexibilidade: Adaptável a diferentes motores (pistões e turbinas).

Os sistemas de taquímetro CA e eletrônicos são ferramentas indispensáveis na aviação moderna, garantindo medições precisas e confiáveis para monitoramento e segurança operacional.