fbpx

EICAS (Engine Indicating and Crew Alerting System)

O EICAS é um sistema de monitoramento e alerta presente em aeronaves modernas, projetado para apresentar informações essenciais sobre o motor e os sistemas da aeronave. Ele prioriza dados com base na necessidade operacional e na condição do sistema, exibindo informações essenciais de forma automática em caso de falhas, e ativando sinais visuais e sonoros de advertência.

Características Principais:

  • Exibição de Parâmetros: Durante a operação normal, apenas informações mínimas são mostradas, como N1 (velocidade do rotor do motor) e EGT (temperatura de gases de exaustão). Dados adicionais podem ser exibidos sob comando manual.
  • Alerta Automático: Em caso de pane, parâmetros críticos são automaticamente exibidos.
  • Estrutura de Displays:
    • Principal (CRT ou LCD): Mostra o status principal durante a operação normal.
    • Auxiliar: Apresenta informações secundárias ou assume a função do display principal em caso de falha.
    • Modelos mais modernos, como os novos Boeing 757 e 767, usam displays de LCD, que são mais leves e econômicos em energia.

Modos de Exibição:

  • Primário: Exibe parâmetros básicos durante o voo normal.
  • Secundário: Detalha informações como fluxo de combustível e vibração do motor em condições específicas.
  • Compacto: Utilizado quando um display está inativo, exibindo informações em formato simplificado e digital.

Mensagens de Alerta: As mensagens do EICAS são categorizadas por cores e níveis de prioridade:

  1. Nível A (Vermelho): Advertências críticas, como incêndio no motor. Exigem atenção e ação imediatas.
  2. Nível B (Âmbar): Mensagens de cuidado, indicando situações que requerem ação futura.
  3. Nível C (Âmbar ou Azul Claro): Avisos menos urgentes, variando conforme o modelo do EICAS.
  4. Nível D (Branco): Memorandos, usados como lembretes.

Função do Sistema no Contexto Operacional: Os computadores do EICAS monitoram centenas de entradas de sistemas da aeronave. Eles utilizam barramentos de dados digitais, como o padrão ARINC 429, para transmitir informações de diferentes subsistemas e garantir a comunicação confiável entre os componentes do avião.

Com a integração de tecnologias avançadas, o EICAS se tornou indispensável para a operação segura e eficiente de aeronaves modernas, ajudando a tripulação a gerenciar tanto situações rotineiras quanto emergenciais de forma eficaz.