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Sistema de Gerenciamento de Voo (FMS) do Boeing B-757

O Sistema de Gerenciamento de Voo (FMS) é uma tecnologia avançada que integra várias funções essenciais de navegação, desempenho e controle automático em uma única plataforma. No Boeing B-757, o FMS exemplifica a sofisticação de sistemas modernos, fornecendo suporte abrangente para todas as fases do voo.


Funções Principais do FMS

  1. Controle de Voo Automático:
    • Gerencia altitude, proa, inclinação e outras configurações de voo com alta precisão.
  2. Gerenciamento de Desempenho:
  3. Navegação e Orientação:
    • Integra múltiplos sistemas, como VOR, DME, GPS e INS, para calcular e manter rotas precisas.
  4. Operação de Displays:
    • Apresenta dados de status, advertências e mapas de rotas nos instrumentos de voo eletrônicos (EFIS).

Componentes do FMS

  1. Computadores de Gerenciamento de Voo (FMC):
    • Dois FMCs redundantes garantem confiabilidade, operando de forma independente ou em sincronia (cross-talk).
    • Recebem dados de subsistemas como:
      • Computador de Controle de Voo (FCC).
      • Computador de Gerenciamento de Empuxo (TMC).
      • Computador de Dados Aerodinâmicos (ADC).
      • Sistema EICAS (Engine Indicating and Crew Alerting System).
  2. Painel de Controle e Indicação (CDU):
    • Interface principal para os pilotos inserirem e ajustarem dados de voo.
    • Permite programação de planos de voo, configurações de desempenho e ajustes de navegação.
  3. Carregador de Dados:
    • Dispositivo utilizado para atualizar informações de navegação, como rotas, aeroportos e auxílios à navegação.
  4. Sistemas de Entrada de Dados:

Operação do FMS

  1. Preparação Pré-Voo:
    • A tripulação insere dados de latitude/longitude iniciais, rota, altitude e pontos de referência no CDU.
    • O sistema gera um plano de voo, que é validado pela tripulação antes de ser ativado.
  2. Durante o Voo:
    • O FMS envia comandos ao piloto automático para seguir o plano de voo ativo.
    • Apresenta o mapa de rota no EHSI e atualiza automaticamente com qualquer alteração no plano de voo.
    • Um CDU exibe dados de desempenho, enquanto o outro mostra informações de navegação.
  3. Gerenciamento de Desempenho:
    • Calcula as melhores configurações para decolagem, subida, cruzeiro e descida.
    • Ajusta automaticamente empuxo e consumo de combustível.

Benefícios do FMS

  1. Eficiência Operacional:
    • Reduz a carga de trabalho dos pilotos, automatizando tarefas complexas.
  2. Precisão de Navegação:
    • Integra múltiplos sistemas para manter trajetórias precisas em todas as condições.
  3. Segurança Aumentada:
    • Monitora constantemente o status da aeronave e alerta a tripulação sobre possíveis desvios.

Integração com Fly-by-Wire (FBW)

No Boeing 757, o FMS é integrado ao controle de voo automatizado, mas não utiliza totalmente o conceito de fly-by-wire, que é mais comum em aeronaves modernas como o Boeing 787. Essa integração permite:


O FMS do Boeing B-757 é um exemplo clássico de sistemas avançados de gerenciamento de voo, demonstrando como a integração de tecnologia pode melhorar a segurança, eficiência e a experiência operacional em aeronaves de transporte.