Sistema de Gerenciamento de Voo (FMS) do Boeing B-757
O Sistema de Gerenciamento de Voo (FMS) é uma tecnologia avançada que integra várias funções essenciais de navegação, desempenho e controle automático em uma única plataforma. No Boeing B-757, o FMS exemplifica a sofisticação de sistemas modernos, fornecendo suporte abrangente para todas as fases do voo.
Funções Principais do FMS
- Controle de Voo Automático:
- Gerencia altitude, proa, inclinação e outras configurações de voo com alta precisão.
- Gerenciamento de Desempenho:
- Otimiza o consumo de combustível e ajusta a potência do motor para atingir menor custo ou menor tempo de voo.
- Navegação e Orientação:
- Integra múltiplos sistemas, como VOR, DME, GPS e INS, para calcular e manter rotas precisas.
- Operação de Displays:
- Apresenta dados de status, advertências e mapas de rotas nos instrumentos de voo eletrônicos (EFIS).
Componentes do FMS
- Computadores de Gerenciamento de Voo (FMC):
- Dois FMCs redundantes garantem confiabilidade, operando de forma independente ou em sincronia (cross-talk).
- Recebem dados de subsistemas como:
- Computador de Controle de Voo (FCC).
- Computador de Gerenciamento de Empuxo (TMC).
- Computador de Dados Aerodinâmicos (ADC).
- Sistema EICAS (Engine Indicating and Crew Alerting System).
- Painel de Controle e Indicação (CDU):
- Interface principal para os pilotos inserirem e ajustarem dados de voo.
- Permite programação de planos de voo, configurações de desempenho e ajustes de navegação.
- Carregador de Dados:
- Dispositivo utilizado para atualizar informações de navegação, como rotas, aeroportos e auxílios à navegação.
- Sistemas de Entrada de Dados:
- Rádios de navegação (VOR, ILS, ADF, DME).
- Sensores de motores e célula.
- Computadores de desempenho e orientação.
Operação do FMS
- Preparação Pré-Voo:
- A tripulação insere dados de latitude/longitude iniciais, rota, altitude e pontos de referência no CDU.
- O sistema gera um plano de voo, que é validado pela tripulação antes de ser ativado.
- Durante o Voo:
- O FMS envia comandos ao piloto automático para seguir o plano de voo ativo.
- Apresenta o mapa de rota no EHSI e atualiza automaticamente com qualquer alteração no plano de voo.
- Um CDU exibe dados de desempenho, enquanto o outro mostra informações de navegação.
- Gerenciamento de Desempenho:
- Calcula as melhores configurações para decolagem, subida, cruzeiro e descida.
- Ajusta automaticamente empuxo e consumo de combustível.
Benefícios do FMS
- Eficiência Operacional:
- Precisão de Navegação:
- Integra múltiplos sistemas para manter trajetórias precisas em todas as condições.
- Segurança Aumentada:
- Monitora constantemente o status da aeronave e alerta a tripulação sobre possíveis desvios.
Integração com Fly-by-Wire (FBW)
No Boeing 757, o FMS é integrado ao controle de voo automatizado, mas não utiliza totalmente o conceito de fly-by-wire, que é mais comum em aeronaves modernas como o Boeing 787. Essa integração permite:
- Comando Preciso: Enviar sinais ao piloto automático e aos servomecanismos para ajustes de trajetória.
- Proteção do Invólucro: Limita movimentos que poderiam comprometer a segurança do voo, como exceder ângulos de inclinação ou atingir uma condição de estol.
O FMS do Boeing B-757 é um exemplo clássico de sistemas avançados de gerenciamento de voo, demonstrando como a integração de tecnologia pode melhorar a segurança, eficiência e a experiência operacional em aeronaves de transporte.