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Sistema de Controle de Voo do B-787

O Boeing 787 representa um avanço significativo na aplicação de tecnologias eletrônicas no controle de voo. O sistema fly-by-wire digital é integrado a um processador central chamado Common Core System (CCS), que substitui os computadores tradicionais de gerenciamento de voo. Este sistema é responsável pelo controle das funções automáticas, utilizando software dedicado para melhorar o desempenho e a segurança.

Os cabos de fibra ótica e fios de cobre tradicionais transmitem dados digitais do tipo Ethernet de acordo com a especificação ARINC 664. Essa arquitetura aumenta a eficiência e a capacidade de coleta de dados, otimizando o desempenho das funções automáticas, incluindo:

  • Sequenciamento eletrônico do sistema de trem de pouso retrátil;
  • Controle-by-wire aplicado ao sistema de frenagem;
  • Atuadores elétricos para freios.

Uma característica marcante do B-787 é o uso de bombas hidráulicas acionadas por motores elétricos de corrente contínua (CC) de 270 V. Esses motores alimentam diretamente as bombas hidráulicas que operam os atuadores das superfícies de controle, eliminando a necessidade de tubulações hidráulicas ao longo da aeronave. Esse design reduz o peso, aumenta a eficiência energética e simplifica a manutenção.

O sistema de controle de voo e o voo automático são alimentados por diversos módulos de condicionamento de energia, garantindo redundância e confiabilidade em situações críticas. O painel de controle do sistema AFDS (Autopilot Flight Director System) permite o gerenciamento de parâmetros como:

  • Velocidade IAS/MACH;
  • Proa ou rota (HDG/TRK);
  • Altitude e trajetória vertical (V/S e FPA);
  • Modos de voo automáticos (LNAV, VNAV, FLCH, LOC e APP).

Essas funcionalidades destacam o B-787 como uma aeronave moderna e segura, integrando tecnologias avançadas para otimizar o desempenho e facilitar as operações de voo.