Ciclo de Brayton
O Ciclo de Brayton é o princípio termodinâmico fundamental que rege o funcionamento dos motores a turbina a gás, amplamente utilizados na aviação. Este ciclo é caracterizado por um processo contínuo de admissão, compressão, combustão, expansão e exaustão, ocorrendo simultaneamente em diferentes partes do motor.
No Ciclo de Brayton, o ar atmosférico é admitido na entrada do motor e comprimido por um compressor axial ou centrífugo. Em seguida, combustível é injetado na câmara de combustão, onde a mistura ar-combustível é queimada a pressão praticamente constante. A alta temperatura resultante faz com que os gases se expandam rapidamente, gerando empuxo ao passarem pela turbina e pelo bocal de exaustão.
Diferente do Ciclo de Otto, usado em motores a pistão, o Ciclo de Brayton é um ciclo aberto, o que significa que suas fases ocorrem de maneira contínua e simultânea em locais diferentes do motor, garantindo operação constante e eficiente. Esse princípio é essencial para o funcionamento de motores de turbina a gás, incluindo turbofans, turboélices e turbojatos, usados na aviação comercial e militar.