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Motor Turbofan (Bypass Engine)

O motor turbofan, também conhecido como bypass engine, é uma evolução do motor turbojato, projetado para aumentar a eficiência e reduzir o consumo de combustível. Ele se distingue pelo uso de uma ventoinha axial de grande diâmetro, que direciona parte do ar ao redor do núcleo do motor, criando um fluxo secundário de ar. Esse fluxo de bypass melhora a eficiência do empuxo, tornando o motor mais econômico e silencioso.

A ventoinha pode ser integrada ao primeiro estágio do compressor ou ser um conjunto separado montado à frente ou atrás da roda da turbina. Em um motor turbofan típico, aproximadamente 50% do empuxo total é gerado pela ventoinha, enquanto o restante vem do núcleo do motor. Por exemplo, um motor de 18.000 libras de empuxo pode ter cerca de 9.000 libras geradas pela ventoinha e as outras 9.000 libras pelo núcleo do motor.

Vantagens do Turbofan

  1. Eficiência de combustível: Como a maior parte do empuxo vem da ventoinha e não da queima direta de combustível, o consumo específico de combustível é menor.
  2. Menor ruído: O fluxo de bypass reduz a velocidade dos gases de escape, diminuindo significativamente o ruído em comparação com motores turbojato puro.
  3. Melhor desempenho em diferentes velocidades: Ele combina a alta velocidade dos turbojatos com a eficiência dos turboélices, sendo ideal para aviões comerciais e militares.

Tipos de Fluxo de Bypass

O ar da ventoinha pode ser direcionado de duas formas:

  • Fluxo misto: O ar do bypass se mistura com os gases de escape antes de ser expelido.
  • Fluxo separado: O ar do bypass é liberado diretamente na atmosfera sem se misturar com os gases de escape.

Os motores turbofan são amplamente utilizados em aeronaves comerciais modernas, oferecendo um equilíbrio entre potência, eficiência e conforto acústico para passageiros.