Cilindros Cromados com Canais
Os cilindros cromados com canais (channel-chromed cylinders) são cilindros de motores de combustão interna com paredes revestidas por cromo duro. Esse tipo de revestimento é amplamente utilizado em motores aeronáuticos recíprocos devido às suas propriedades de resistência ao desgaste e retenção de óleo lubrificante.
Características Principais:
- Revestimento de Cromo Duro: O interior do cilindro recebe uma camada de cromo rígido, que proporciona uma superfície lisa e altamente resistente ao desgaste.
- Microfissuras Controladas: O revestimento de cromo apresenta uma rede de pequenas trincas de tensão (“spider web cracks”). Essas fissuras são um fenômeno natural da deposição do cromo e são essenciais para a retenção de óleo na superfície interna do cilindro.
- Canalização pelo Processo de Descromatização: Durante a remoção do cromo antigo (deplating current), as fissuras são ampliadas, criando pequenos canais que ajudam a reter o óleo lubrificante. Isso melhora a lubrificação do pistão e dos anéis, reduzindo o atrito e o desgaste.
- Melhoria na Lubrificação: Esses canais aumentam a capacidade de retenção de óleo, reduzindo o risco de desgaste prematuro e otimizando o funcionamento do motor.
Vantagens:
- Maior Durabilidade: O cromo duro aumenta significativamente a vida útil do cilindro.
- Resistência ao Desgaste: A dureza do cromo minimiza a abrasão causada pelo contato dos anéis do pistão.
- Melhor Lubrificação: As microfissuras e canais ajudam na distribuição do óleo, reduzindo atrito e melhorando a eficiência do motor.
- Menor Deposição de Carbono: Superfícies cromadas acumulam menos resíduos de combustão, reduzindo a necessidade de manutenção frequente.
Os cilindros cromados com canais são uma alternativa eficiente aos cilindros de aço nitrurado ou ferro fundido, sendo uma escolha popular em motores aeronáuticos recíprocos devido à sua alta resistência e propriedades otimizadas de lubrificação.