Engine Pressure Ratio (EPR)

Engine Pressure Ratio (EPR)

O EPR (Engine Pressure Ratio) é a relação entre a pressão total de descarga da turbina e a pressão total na entrada do compressor. Esse parâmetro é amplamente utilizado para determinar a quantidade de empuxo que um motor a jato axial ou turbofan está produzindo.

O EPR (Engine Pressure Ratio) é um indicador fundamental que mede a razão entre a pressão total na saída da turbina e a pressão total na entrada do compressor.

Características principais do EPR:

  1. Funcionamento:
  • Utiliza sensores de pressão total na entrada do motor e saída da turbina
  • A leitura é mostrada diretamente na cabine através do indicador EPR
  • É usado para ajustar a potência do motor
  1. Vantagens:
  • Compensa automaticamente os efeitos da velocidade do ar e altitude
  • Considera a pressão de entrada do compressor (CIP)
  • Menos complexo para uso em comparação com outros indicadores
  1. Aplicação:
  • Principal indicador de potência em motores turbojato
  • Usado para efetuar ajustes precisos de potência
  • Auxilia no monitoramento do desempenho do motor
  1. Procedimentos de verificação:
  • Assegurar que válvulas de sangria do compressor estejam fechadas
  • Verificar se acessórios acionados por sangria de ar não estão sendo corrigidos
  • Após estabilização do motor, comparar pressões para determinar calibragem necessária

O EPR é mais preciso que outros indicadores por sua simplicidade de construção e pode ser instalado permanente ou temporariamente durante ajustes do motor.

Importância do EPR

  1. Controle de Potência: O EPR é usado como referência para ajuste do empuxo do motor, sendo fundamental para manter a performance ideal da aeronave.
  2. Monitoramento de Desempenho: Variações no EPR podem indicar problemas no motor, como bloqueios no fluxo de ar, desgaste de componentes internos ou falhas no sistema de combustão.
  3. Eficiência do Motor: Um EPR mais alto normalmente indica maior empuxo, mas também pode aumentar o consumo de combustível. O ajuste correto do EPR ajuda a manter um equilíbrio entre potência e eficiência.

Comparação com Outros Parâmetros

Diferente do N1 (rotação do primeiro eixo da turbina, normalmente expressa em %), o EPR mede diretamente a energia gerada pelo motor, tornando-o mais preciso para ajustes finos na potência. Enquanto o N1 é mais comum em motores de alto bypass, o EPR é frequentemente usado em motores de menor bypass e turbojatos.

Manter o EPR dentro dos limites especificados pelos fabricantes é essencial para garantir a segurança e o desempenho adequado do motor.