Reparo Maior

O FAA Form 337 é o formulário de Reparo e Alteração Major que deve ser preenchido quando uma aeronave certificada pela FAA, seu motor ou qualquer outro componente sofre uma alteração ou reparo significativo. Esse documento é essencial para manter a rastreabilidade da manutenção e garantir que todas as modificações estejam em conformidade com as regulamentações da FAA.

Finalidade do Formulário 337

  • Registrar alterações significativas na estrutura, motor ou sistemas da aeronave.
  • Documentar reparos maiores realizados em componentes críticos.
  • Servir como um histórico técnico da aeronave, auxiliando na manutenção da sua aeronavegabilidade.

Quando o Formulário 337 é Necessário?

Deve ser preenchido sempre que houver:

  1. Alterações estruturais significativas, como reforços ou mudanças em superfícies de controle.
  2. Instalação ou modificação de sistemas aviônicos, incluindo novos rádios, transponders ou sistemas de navegação.
  3. Alterações nos motores, como trocas de componentes críticos que alterem a configuração original.
  4. Conversões de combustível ou sistemas de alimentação, como mudanças para aviação sustentável.
  5. Reparos de grande porte em materiais compostos ou estrutura metálica.

Quem Preenche o Formulário 337?

O documento deve ser preenchido por um técnico certificado pela FAA (A&P Mechanic – Airframe & Powerplant) ou uma Estação de Reparo Certificada (Repair Station), que será responsável por garantir que o serviço atende aos regulamentos da FAA.

Requisitos Pós-Preenchimento

  • Assinatura do mecânico responsável pela execução e inspeção do serviço.
  • Envio para a FAA, que arquiva uma cópia para controle de histórico.
  • Uma cópia deve ser anexada aos registros permanentes da aeronave.

Importância do Formulário 337

O FAA Form 337 é um dos documentos mais importantes para a segurança e legalidade de aeronaves modificadas ou reparadas, garantindo que todas as alterações estejam documentadas corretamente e em conformidade com as regulamentações vigentes.