Reparo Maior
O FAA Form 337 é o formulário de Reparo e Alteração Major que deve ser preenchido quando uma aeronave certificada pela FAA, seu motor ou qualquer outro componente sofre uma alteração ou reparo significativo. Esse documento é essencial para manter a rastreabilidade da manutenção e garantir que todas as modificações estejam em conformidade com as regulamentações da FAA.
Finalidade do Formulário 337
- Registrar alterações significativas na estrutura, motor ou sistemas da aeronave.
- Documentar reparos maiores realizados em componentes críticos.
- Servir como um histórico técnico da aeronave, auxiliando na manutenção da sua aeronavegabilidade.
Quando o Formulário 337 é Necessário?
Deve ser preenchido sempre que houver:
- Alterações estruturais significativas, como reforços ou mudanças em superfícies de controle.
- Instalação ou modificação de sistemas aviônicos, incluindo novos rádios, transponders ou sistemas de navegação.
- Alterações nos motores, como trocas de componentes críticos que alterem a configuração original.
- Conversões de combustível ou sistemas de alimentação, como mudanças para aviação sustentável.
- Reparos de grande porte em materiais compostos ou estrutura metálica.
Quem Preenche o Formulário 337?
O documento deve ser preenchido por um técnico certificado pela FAA (A&P Mechanic – Airframe & Powerplant) ou uma Estação de Reparo Certificada (Repair Station), que será responsável por garantir que o serviço atende aos regulamentos da FAA.
Requisitos Pós-Preenchimento
- Assinatura do mecânico responsável pela execução e inspeção do serviço.
- Envio para a FAA, que arquiva uma cópia para controle de histórico.
- Uma cópia deve ser anexada aos registros permanentes da aeronave.
Importância do Formulário 337
O FAA Form 337 é um dos documentos mais importantes para a segurança e legalidade de aeronaves modificadas ou reparadas, garantindo que todas as alterações estejam documentadas corretamente e em conformidade com as regulamentações vigentes.