Low Bypass Ratio
Um motor turbofan é classificado como “low bypass ratio” quando a razão entre o fluxo de ar que passa por fora do núcleo do motor (bypass flow) e o fluxo que passa por dentro do núcleo (core flow) é menor que 2:1.
Para contextualizar, o bypass ratio é uma característica fundamental dos motores turbofan que indica quantas vezes o fluxo de ar secundário (bypass flow) é maior que o fluxo primário (core flow). Por exemplo, um bypass ratio de 2:1 significa que para cada unidade de massa de ar que passa pelo núcleo do motor, duas unidades passam pelo fan externo.
Em contraste, os motores modernos tendem a ter bypass ratios muito maiores. Por exemplo:
- Boeing 737-700/800 (CFM56-7B22): bypass ratio de 5.3:1
- Boeing 787: bypass ratio de até 9:1
Os motores com alto bypass ratio (acima de 2:1) oferecem várias vantagens:
- Menor consumo de combustível
- Menor nível de ruído
- Melhor resfriamento do motor
- Maior eficiência geral
O conceito de low bypass ratio é importante historicamente e para aplicações específicas, mas a tendência da aviação comercial moderna é utilizar motores com bypass ratios cada vez maiores, buscando maior eficiência e menor impacto ambiental.