fbpx

Sistema Elétrico Cirrus SR20

O Cirrus SR20 possui um sistema elétrico complexo e altamente redundante, projetado para garantir alta confiabilidade devido à sua dependência da eletrônica digital no painel de instrumentos. Esse sistema inclui duas baterias de 24 V e dois alternadores de 28 V, com a capacidade de 100 A no alternador principal (ALT 1) e 20 A no alternador de reserva (ALT 2). A bateria principal (Bateria 1) é responsável pela partida do motor, enquanto a bateria de reserva (Bateria 2), composta por duas unidades de 12 V em série, alimenta cargas essenciais.

A distribuição de potência é organizada em barramentos principais e essenciais, com nove barramentos independentes no total. O barramento principal distribui a maior parte da energia elétrica, enquanto o barramento essencial alimenta cargas críticas, como sistemas de navegação e aviônica essencial. A Bateria 1 pode alimentar o barramento essencial em caso de falha do alternador principal, mas diodos instalados impedem o fluxo de corrente reversa para garantir a integridade do sistema.

Os alternadores são controlados por unidades específicas de controle (ACU 1 e ACU 2), que regulam a corrente do campo para cada alternador. A chave-mestra de aviônica permite isolar os sistemas de aviônicos não essenciais, economizando energia em situações de emergência. Disjuntores de 50 A são utilizados para proteger os barramentos principais e essenciais contra sobrecorrentes.

O sistema ainda possui um módulo lógico que monitora o fluxo de corrente por meio de sensores. Se for detectada uma anormalidade, ele pode isolar parte do sistema abrindo contatores e acionando indicadores de advertência no painel. A distribuição secundária de energia é feita por barramentos alimentados pelos principais, protegidos por disjuntores instalados nos cabos de alimentação.

Esse sistema, projetado para garantir que falhas parciais não comprometam o funcionamento de toda a aeronave, reflete a evolução dos requisitos de confiabilidade elétrica em aeronaves modernas altamente eletrônicas.