Etileno Glicol
O resfriamento a líquido é um sistema onde o calor dos cilindros e suas cabeças é absorvido por um líquido (água com etileno glicol), que circula pelo motor através de uma bomba. O líquido aquecido é então enviado a um radiador refrigerado a ar, onde ocorre a troca de calor com o ambiente, controlando assim a temperatura do motor.
Este sistema proporciona melhor controle e estabilização da temperatura, permitindo que os motores operem com tolerâncias menores, o que resulta em maior eficiência, potência, durabilidade e confiabilidade.
O etileno glicol é utilizado em conjunto com a água por apresentar vantagens importantes:
- Não ferve ou congela facilmente
- Diminui seu volume ao congelar, evitando danos às tubulações e outras partes do sistema
Apesar de suas vantagens técnicas, o resfriamento a líquido é pouco utilizado nos motores aeronáuticos devido a três desvantagens principais:
- Maior complexidade do sistema
- Custo mais elevado
- Peso adicional significativo
Por estas razões, o sistema de resfriamento a ar acabou se tornando o padrão mais comum na aviação, sendo preferido pela sua simplicidade, menor peso e menor custo operacional.