O altímetro é um instrumento fundamental na aviação, usado para medir a altitude da aeronave em relação ao nível do mar. Ele converte a pressão atmosférica em uma leitura de altitude, expressa em metros ou pés, utilizando o princípio da variação de pressão com a elevação.
Funcionamento:
- Cápsula Aneróide:
- O núcleo do altímetro é uma ou mais cápsulas aneróides conectadas à linha de pressão estática da aeronave.
- Essas cápsulas se expandem ou se contraem em resposta às variações da pressão atmosférica externa, que diminui à medida que a altitude aumenta.
- A deformação das cápsulas é transmitida a um sistema de engrenagens e alavancas de alta precisão, movimentando os ponteiros do mostrador.
- Mecanismo de Relógio:
- O sistema de relojoaria traduz o movimento da cápsula em leituras precisas no mostrador.
- Ponteiros em escalas circulares indicam a altitude com múltiplas ordens de grandeza, permitindo leituras exatas.
Conexão à Linha de Pressão Estática:
O altímetro é conectado à linha de pressão estática do avião, que fornece a pressão externa do ar livre de turbulências. Isso assegura medições consistentes e precisas.
Unidades e Escalas:
- Os altímetros geralmente exibem a altitude em pés (principalmente em aeronaves de países que seguem o padrão da aviação internacional) ou metros.
- Escalas adicionais podem incluir ajustes para compensar variações da pressão atmosférica local, como no ajuste do QNH (nível médio ajustado para o nível do mar).
Nota Sobre as Versões Digitais:
- Altímetros digitais e computadorizados modernizam esse princípio ao utilizar sensores eletrônicos e sistemas computacionais para medir a pressão e exibir os valores de altitude.
- Esses dispositivos podem ser integrados a sistemas avançados de navegação e controle de voo, melhorando a precisão e a funcionalidade.