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<a class="glossaryLink" aria-describedby="tt" data-cmtooltip="cmtt_4bc48b552e9998e9948c197a12fd797d" href="https://hangarmma.com.br/blog/aplicacoes-da-lei-de-ohm/" target="_blank" data-mobile-support="0" data-gt-translate-attributes='[{"attribute":"data-cmtooltip", "format":"html"}]' tabindex="0" role="link">Aplicações da Lei de Ohm</a> em Manutenção Aeronáutica

Aplicações da Lei de Ohm em Manutenção Aeronáutica

A Lei de Ohm, essencial para técnicos de aeronaves, auxilia na instalação, reparo e inspeção de componentes elétricos. Ela permite verificar a capacidade de condução e segurança de conexões, dimensionar fios e projetar circuitos. Aqui estão três exemplos práticos de como a Lei de Ohm é aplicada na manutenção de aeronaves:

1. Verificação de Capacidade de Condução da Bus Bar

Em uma inspeção, foi notado que a “bus bar” (barra de distribuição de corrente) tinha sido trocada e sua corrente máxima era de 60 A. Para garantir que ela suporte a carga total, somam-se as correntes dos circuitos conectados em paralelo. Somando:

  • Luzes de navegação (10 A)
  • Rádio de navegação (4 A)
  • Rádio de comunicação (3 A)
  • Aquecimento do pitot (12 A)
  • Motor do flap (8 A)
  • Motor da bomba hidráulica (16 A)
  • Motor da bomba de combustível (6 A)

A carga total foi 59 A, portanto dentro do limite de 60 A, validando a instalação para uso seguro.

2. Dimensionamento do Gerador

Para a mesma aeronave, a corrente necessária ao sistema foi de 59 A. Considerando que a carga da bateria também demanda corrente extra (cerca de 20 A no início), opta-se por um gerador de 90 A para evitar sobrecarga e assegurar que todo o sistema funcione corretamente.

3. Ajuste de Tensão para Bomba de Combustível

Ao instalar uma bomba de combustível nova em uma aeronave com sistema de 14 V, a tensão precisa ser ajustada para 8 V. Um resistor em série regula essa tensão. Com base nos dados da bomba (2 A de corrente a 8 V), calcula-se a resistência necessária usando a fórmula R = V / I, onde:

Logo, R = 6 V / 2 A = 3 Ω. Esse ajuste permite a operação adequada da bomba com a tensão correta, mantendo o fluxo de combustível ajustado.