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O Air Impingement Starter é um sistema de partida utilizado em motores a turbina que funciona através da aplicação de ar comprimido diretamente sobre as pás da turbina. Esse fluxo de ar, direcionado por meio de um bocal específico, faz com que a turbina gire, acionando o compressor e iniciando o funcionamento do motor.

Funcionamento

O sistema consiste basicamente em um bocal que direciona um jato de ar comprimido contra as pás da turbina. Esse fluxo de ar pode vir de diversas fontes, como:

  • APU (Auxiliary Power Unit) – Unidade de potência auxiliar instalada na aeronave.
  • Unidade de Partida Externa (Ground Cart) – Fonte externa de ar comprimido usada para partida em solo.
  • Sangria de ar de outro motor – Em aeronaves multimotores, pode-se utilizar o ar sangrado de um motor já em funcionamento.

Ao ser direcionado para as pás da turbina, o fluxo de ar provoca a rotação inicial necessária para acionar o compressor do motor, que, ao atingir uma rotação suficiente, permite a ignição e a queima do combustível, completando o ciclo de partida.

Vantagens

  • Peso reduzido – Comparado a outros sistemas de partida mecânicos, como motores elétricos ou de arranque pneumático, o air impingement starter é mais leve.
  • Simplicidade – O sistema não exige engrenagens ou motores adicionais, o que reduz a complexidade e a necessidade de manutenção.
  • Eficiência – Como utiliza fontes de ar disponíveis na própria aeronave ou em unidades de solo, evita o consumo excessivo de energia elétrica.

Desvantagens

  • Dependência de fonte de ar comprimido – Se não houver uma APU funcional ou uma unidade de solo disponível, a partida pode ser inviabilizada.
  • Desgaste nas pás da turbina – O impacto constante do jato de ar pode causar erosão nas pás ao longo do tempo.

Esse tipo de sistema é comum em aeronaves militares e em algumas aeronaves comerciais que utilizam APUs para partida dos motores principais.