fbpx

As baterias de chumbo-ácido, amplamente utilizadas em aeronaves, compartilham semelhanças com as empregadas em automóveis. Esses dispositivos são compostos por células conectadas em série, cada uma delas contendo placas positivas de peróxido de chumbo, placas negativas de chumbo esponjoso e um eletrólito constituído por uma solução de água e ácido sulfúrico.

Durante o processo de descarga, a energia química armazenada é convertida em energia elétrica, possibilitando a alimentação dos sistemas elétricos. No processo de recarga, o fornecimento de energia elétrica transforma-se novamente em energia química, que é estocada nas células. Esse ciclo de carga e descarga pode ser repetido inúmeras vezes antes que a bateria atinja seu limite funcional.

Essas baterias são projetadas para suportar múltiplos ciclos de recarga, embora tenham uma vida útil limitada devido ao desgaste químico e físico de seus componentes internos ao longo do tempo. Por suas características de durabilidade e capacidade de recarga, elas são essenciais para garantir a operação segura e confiável dos sistemas elétricos em aeronaves.