Tema curto: Cálculo PV e VS
Para calcular a Proa Verdadeira (PV) e a Velocidade no Solo (VS), é necessário corrigir os efeitos do vento sobre a aeronave, garantindo a manutenção da rota planejada e a estimativa precisa do tempo e do alcance do voo. Esses cálculos são realizados utilizando a Face B de um computador de voo, seguindo as etapas detalhadas:
- Definir a direção do vento: Posicione o valor correspondente sob o True Index (índice verdadeiro).
- Marcar a velocidade do vento: Utilize lápis ou caneta para indicar a intensidade acima do Grommet (ponto de referência).
- Registrar o Rumo Verdadeiro (RV): Insira o RV abaixo do True Index.
- Ajustar a régua: Movimente-a até que a marca do vento coincida com a linha representando a Velocidade Aerodinâmica (VA).
- Observar a Velocidade no Solo (VS): Leia o valor na linha de velocidade localizada abaixo do Grommet.
- Determinar a Correção de Deriva (CD): Identifique o ângulo entre a linha central do computador e a marca da velocidade do vento. A posição da marcação (direita ou esquerda da linha central) define se a CD será somada ou subtraída do RV.
Exemplo prático:
- Dados fornecidos: RV = 155°, Vento = 040/40, VA = 140kt.
- Direção do vento: 040° no True Index.
- Velocidade do vento: 40kt acima do Grommet.
- RV: 155° abaixo do True Index.
- Régua ajustada: Marca do vento sobre a linha de 140kt.
- Resultados: VS = 152kt; CD = -15°. Cálculo da PV: 155° – 15° = 140°.
- Outro exemplo: RV = 226°, Vento = 280/27, VA = 94kt.
- Direção do vento: 280° no True Index.
- Velocidade do vento: 27kt acima do Grommet.
- RV: 226° abaixo do True Index.
- Régua ajustada: Marca do vento sobre a linha de 94kt.
- Resultados: VS = 75kt; CD = +13°. Cálculo da PV: 226° + 13° = 239°.
Este método é essencial para o planejamento de voos e deve ser realizado com precisão para evitar erros nos cálculos subsequentes, como alcance e estimativas de tempo. Ao final do processo, remova as marcações para evitar confusões futuras.