O carburador de injeção é uma evolução significativa em relação ao carburador convencional, utilizando combustível pressurizado fornecido por uma bomba externa. Em vez da cuba e da bóia presentes nos carburadores tradicionais, o sistema incorpora uma Unidade de Controle de Combustível, que regula a quantidade exata de combustível pulverizado para formar a mistura.
Componentes Principais
- Pulverizador: Responsável por atomizar o combustível em partículas finas.
- Borboleta: Controla o fluxo de ar e combustível para o motor.
- Venturi: Acelera o fluxo de ar, reduzindo a pressão para ajudar na atomização.
Vantagens do Carburador de Injeção
1. Resistência à Formação de Gelo
Como o combustível é injetado após a borboleta, não há superfícies internas no carburador onde o gelo possa aderir. Isso elimina um dos maiores problemas dos carburadores convencionais.
2. Mistura Mais Constante
A ausência de uma cuba de combustível elimina os efeitos de oscilações, tornando o sistema estável mesmo em condições extremas, como no voo acrobático.
3. Melhor Vaporização do Combustível
A pressão elevada fragmenta o combustível em gotículas menores, promovendo uma vaporização mais eficiente. Isso melhora a mistura e a combustão.
4. Dosagem Precisa do Combustível
O sistema pressurizado permite um controle mais preciso, sendo menos afetado por variáveis como:
- Temperatura
- Viscosidade do combustível
- Vibrações do motor
Benefícios Operacionais
Essas características tornam o carburador de injeção mais eficiente, confiável e adaptado a uma ampla gama de operações, desde voos em condições adversas até manobras acrobáticas, garantindo melhor desempenho do motor e menor risco de falhas.