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O carburador de injeção é uma evolução significativa em relação ao carburador convencional, utilizando combustível pressurizado fornecido por uma bomba externa. Em vez da cuba e da bóia presentes nos carburadores tradicionais, o sistema incorpora uma Unidade de Controle de Combustível, que regula a quantidade exata de combustível pulverizado para formar a mistura.

Fonte: Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

Componentes Principais

  • Pulverizador: Responsável por atomizar o combustível em partículas finas.
  • Borboleta: Controla o fluxo de ar e combustível para o motor.
  • Venturi: Acelera o fluxo de ar, reduzindo a pressão para ajudar na atomização.

Vantagens do Carburador de Injeção

1. Resistência à Formação de Gelo

Como o combustível é injetado após a borboleta, não há superfícies internas no carburador onde o gelo possa aderir. Isso elimina um dos maiores problemas dos carburadores convencionais.

2. Mistura Mais Constante

A ausência de uma cuba de combustível elimina os efeitos de oscilações, tornando o sistema estável mesmo em condições extremas, como no voo acrobático.

3. Melhor Vaporização do Combustível

A pressão elevada fragmenta o combustível em gotículas menores, promovendo uma vaporização mais eficiente. Isso melhora a mistura e a combustão.

4. Dosagem Precisa do Combustível

O sistema pressurizado permite um controle mais preciso, sendo menos afetado por variáveis como:

  • Temperatura
  • Viscosidade do combustível
  • Vibrações do motor

Benefícios Operacionais

Essas características tornam o carburador de injeção mais eficiente, confiável e adaptado a uma ampla gama de operações, desde voos em condições adversas até manobras acrobáticas, garantindo melhor desempenho do motor e menor risco de falhas.