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As chaves ou interruptores são componentes essenciais no controle de fluxo de corrente elétrica em circuitos aeronáuticos. Elas permitem ligar, desligar ou alterar o caminho da corrente. Projetadas para suportar a corrente normal do circuito e isolar adequadamente a tensão envolvida, existem em diferentes tipos e configurações.

Tipos de Chaves

  1. Chave-faca: Embora raramente usada em aeronaves, serve de referência para o funcionamento das chaves do tipo “toggle”. Estas últimas são amplamente utilizadas por seu design embutido, que protege as partes móveis.
  2. Chaves “toggle”: Disponíveis em diferentes configurações, como número de pólos e posições, adaptam-se a variados usos em sistemas elétricos.
    • Pólos: Indicam o número de circuitos controlados.
    • Posições: Correspondem aos estados em que a chave pode repousar, permitindo abrir ou fechar circuitos.

Configurações Comuns

  • Chave momentânea: Retorna automaticamente à posição “off” por ação de mola após ser solta.
  • Chave de duas posições: Alterna entre dois estados de repouso, conectando circuitos distintos.
  • Chave de três posições: Mantém-se em repouso em qualquer das três configurações possíveis.

Representações Esquemáticas Os diagramas elétricos incluem símbolos padronizados para diferentes tipos de chaves, permitindo uma visualização clara de suas funções no circuito.

Mecanismos Especiais Algumas chaves utilizam pressão de mola para manter-se normalmente abertas ou fechadas, retornando ao estado padrão assim que liberadas. Este design melhora a segurança e evita operações acidentais.

No ambiente crítico de aeronaves, as chaves desempenham um papel vital no controle preciso e confiável de sistemas elétricos e eletrônicos.