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O circuito do platinado e chave de ignição é fundamental para o controle do funcionamento de sistemas de ignição em motores de aeronaves equipados com magnetos. A chave de ignição atua como um interruptor que desativa o magneto ao anular a ação do platinado, garantindo segurança e controle do motor.

Funcionamento do Circuito

Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

Chave de Ignição

  • Funções: A chave de ignição permite ligar ou desligar um ou ambos os magnetos e, em algumas aeronaves, é usada também para acionar a partida do motor. Ela pode ter as seguintes posições:
    • “LEFT” (Magneto Esquerdo Ligado): Apenas o magneto esquerdo está em funcionamento.
    • “RIGHT” (Magneto Direito Ligado): Apenas o magneto direito está ativo.
    • “BOTH” (Ambos Ligados): Ambos os magnetos operam simultaneamente.
    • “OFF” (Desligado): Ambos os magnetos estão desativados.
  • Configurações em Aeronaves: Algumas aeronaves possuem duas chaves independentes, uma para cada magneto, ou uma única chave que controla ambos simultaneamente. Em qualquer configuração, o mau funcionamento da chave pode deixar o magneto ativo, mesmo na posição “OFF”, o que pode causar partidas acidentais se a hélice for movimentada inadvertidamente.
Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

Considerações de Segurança

  • É fundamental verificar regularmente a integridade da chave de ignição para evitar falhas de contato que possam manter os magnetos ativos mesmo quando desligados.
  • Partidas acidentais do motor representam riscos significativos, especialmente durante a manutenção ou inspeção.