O circuito do platinado e chave de ignição é fundamental para o controle do funcionamento de sistemas de ignição em motores de aeronaves equipados com magnetos. A chave de ignição atua como um interruptor que desativa o magneto ao anular a ação do platinado, garantindo segurança e controle do motor.
Funcionamento do Circuito
- Platinado: Responsável por interromper a corrente na bobina primária do magneto, criando uma alta tensão no enrolamento secundário que gera a faísca na vela de ignição. Porém, se a chave de ignição estiver na posição “OFF”, ela fecha o circuito do magneto diretamente à terra, impedindo que o platinado interrompa a corrente e desativando o magneto.
- Condensador/Capacitor: Inserido no circuito do platinado, este componente elimina faíscas que poderiam desgastar os contatos do platinado, aumentando a eficiência e a durabilidade do sistema. Além disso, contribui para fortalecer a alta tensão gerada no enrolamento secundário.
Chave de Ignição
- Funções: A chave de ignição permite ligar ou desligar um ou ambos os magnetos e, em algumas aeronaves, é usada também para acionar a partida do motor. Ela pode ter as seguintes posições:
- Configurações em Aeronaves: Algumas aeronaves possuem duas chaves independentes, uma para cada magneto, ou uma única chave que controla ambos simultaneamente. Em qualquer configuração, o mau funcionamento da chave pode deixar o magneto ativo, mesmo na posição “OFF”, o que pode causar partidas acidentais se a hélice for movimentada inadvertidamente.