As hélices de aeronaves são classificadas de acordo com a capacidade de variar o ângulo das pás (passo) para otimizar o desempenho em diferentes condições de voo. Seguem as principais categorias:
a) Hélice de Passo Fixo
- Descrição: O ângulo das pás é fixo e não pode ser ajustado durante o voo.
- Características:
- Simplicidade de construção.
- Baixo custo e peso reduzido.
- Projetada para oferecer bom desempenho em uma faixa limitada de operação, como decolagem ou cruzeiro.
- Limitação: Não otimiza a eficiência em todas as fases do voo, sendo menos versátil em comparação a outras classificações.
b) Hélice de Passo Ajustável Manual
- Descrição: Permite o ajuste do ângulo das pás, mas somente enquanto a aeronave está em solo.
- Características:
- Oferece a flexibilidade de configurar o passo para diferentes tipos de voo antes da decolagem.
- O ajuste é feito manualmente por mecanismos mecânicos ou hidráulicos.
- Limitação: A incapacidade de alterar o passo em voo reduz a eficiência operacional em diferentes fases.
c) Hélice de Passo Variável
Esse tipo de hélice permite variações automáticas ou controladas no passo durante o voo, dividindo-se em subtipos:
- Aerodinâmica (Automática):
- Descrição: O ajuste do passo ocorre automaticamente por forças aerodinâmicas e centrífugas.
- Características:
- Simplicidade relativa no controle.
- Menor eficiência comparada a sistemas mais sofisticados.
- Limitação: Responde apenas às forças aerodinâmicas, sem intervenção do piloto.
- Hidromática:
- Descrição: Utiliza um sistema hidráulico para ajustar o ângulo das pás durante o voo.
- Características:
- Alta precisão e robustez.
- Muito comum em aeronaves maiores e com motores de alta potência.
- Limitação: Sistema mais complexo e pesado.
- Elétrica:
- Descrição: A variação do passo é controlada por motores elétricos que ajustam o ângulo das pás.
- Características:
- Eficiência e confiabilidade.
- Frequentemente usada em aeronaves modernas de menor porte.
- Limitação: Dependência de energia elétrica, podendo ser afetada em caso de falhas no sistema elétrico.