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As hélices de aeronaves são classificadas de acordo com a capacidade de variar o ângulo das pás (passo) para otimizar o desempenho em diferentes condições de voo. Seguem as principais categorias:

a) Hélice de Passo Fixo

  • Descrição: O ângulo das pás é fixo e não pode ser ajustado durante o voo.
  • Características:
    • Simplicidade de construção.
    • Baixo custo e peso reduzido.
    • Projetada para oferecer bom desempenho em uma faixa limitada de operação, como decolagem ou cruzeiro.
  • Limitação: Não otimiza a eficiência em todas as fases do voo, sendo menos versátil em comparação a outras classificações.

b) Hélice de Passo Ajustável Manual

  • Descrição: Permite o ajuste do ângulo das pás, mas somente enquanto a aeronave está em solo.
  • Características:
    • Oferece a flexibilidade de configurar o passo para diferentes tipos de voo antes da decolagem.
    • O ajuste é feito manualmente por mecanismos mecânicos ou hidráulicos.
  • Limitação: A incapacidade de alterar o passo em voo reduz a eficiência operacional em diferentes fases.

c) Hélice de Passo Variável

Esse tipo de hélice permite variações automáticas ou controladas no passo durante o voo, dividindo-se em subtipos:

  1. Aerodinâmica (Automática):
    • Descrição: O ajuste do passo ocorre automaticamente por forças aerodinâmicas e centrífugas.
    • Características:
      • Simplicidade relativa no controle.
      • Menor eficiência comparada a sistemas mais sofisticados.
    • Limitação: Responde apenas às forças aerodinâmicas, sem intervenção do piloto.
  2. Hidromática:
    • Descrição: Utiliza um sistema hidráulico para ajustar o ângulo das pás durante o voo.
    • Características:
      • Alta precisão e robustez.
      • Muito comum em aeronaves maiores e com motores de alta potência.
    • Limitação: Sistema mais complexo e pesado.
  3. Elétrica:
    • Descrição: A variação do passo é controlada por motores elétricos que ajustam o ângulo das pás.
    • Características:
      • Eficiência e confiabilidade.
      • Frequentemente usada em aeronaves modernas de menor porte.
    • Limitação: Dependência de energia elétrica, podendo ser afetada em caso de falhas no sistema elétrico.