Classificação dos Fios de Rosca em Parafusos e Porcas Aeronáuticos
Os parafusos e porcas usados na aviação são projetados com diferentes tipos de roscas para atender a necessidades específicas, com base em normas americanas. Os principais tipos de rosca incluem:
Tipos de Rosca:
- NC (American National Coarse): Filetes grossos destinados ao uso em metais.
- NF (American National Fine): Filetes finos, comuns em aeronaves e motores.
- UNC (American Standard Unified Coarse): Semelhante ao NC, usado em aplicações gerais.
- UNF (American Standard Unified Fine): Equivalente ao NF, mas em padrão unificado.
A diferença entre NC/NF e UNC/UNF é observada na quantidade de filetes por polegada. Por exemplo:
- Parafuso de 1″ de diâmetro tipo NF: especificado como 1-14NF, indicando 14 fios por polegada.
- Parafuso de 1″ de diâmetro tipo UNF: especificado como 1-12UNF, indicando 12 fios por polegada.
Classes de Acabamento:
As roscas são classificadas conforme a tolerância de encaixe:
- Classe 1 – Loose Fit (Ajuste com folga): Facilita montagem rápida; peças podem ser giradas com os dedos.
- Classe 2 – Free Fit (Ajuste livre): Usado em parafusos comerciais com pequeno jogo.
- Classe 3 – Medium Fit (Ajuste médio): Preferido na construção aeronáutica; reduz folga ao mínimo.
- Classe 4 – Close Fit (Ajuste sob pressão): Requer ferramentas para instalação, destinado a requisitos especiais.
Sentidos das Roscas:
- Rosca Direita (RH): Aperto no sentido horário.
- Rosca Esquerda (LH): Aperto no sentido anti-horário, usada em aplicações específicas para evitar afrouxamento sob vibrações.
Essas especificações garantem a segurança e a eficácia na montagem e manutenção de aeronaves, essencial em um ambiente de alta exigência como a aviação.