O código de cores de resistores é uma técnica fundamental para identificar o valor resistivo de componentes, especialmente em circuitos de aeronaves onde resistores de carbono são amplamente utilizados. Os resistores podem ter seu valor medido diretamente com um ohmímetro, mas na prática, a maioria dos resistores de carbono e de filme metálico usa faixas de cores no corpo para indicar valores de resistência e tolerância, facilitando a leitura visual. Aqui, descrevemos como interpretar esse código de forma prática, detalhando o significado de cada faixa e como calcular o valor resistivo, considerando inclusive variações e exceções.
Estrutura do Código de Cores
Um resistor codificado com o sistema de cores pode ter três ou quatro faixas, que variam em função do método utilizado para pintá-las. Em aeronaves, esses resistores são geralmente codificados pelo método de faixas “end-to-center-band”, onde as cores são aplicadas a partir de uma das extremidades do resistor, começando pela faixa mais próxima. Há duas categorias principais para esse sistema:
- Sistema “end-to-center-band”:
- Três faixas de cor indicam o valor numérico básico do resistor e um possível valor de multiplicação, enquanto uma quarta faixa, opcional, define a tolerância.
- A primeira faixa de cor representa o primeiro dígito do valor resistivo. Essa faixa nunca é dourada nem prateada.
- A segunda faixa de cor representa o segundo dígito do valor.
- A terceira faixa indica o fator multiplicador em termos de zeros que serão adicionados aos dígitos indicados nas faixas anteriores.
- Sistema “body-end-dot” (raro hoje em dia):
- A cor do corpo indica o primeiro dígito, a cor da extremidade mostra o segundo dígito, e a cor do ponto representa o número de zeros. Esse método é mais raro, mas ainda pode ser encontrado em resistores antigos.
Exemplo de Leitura pelo Método “End-to-Center-Band”
Para exemplificar a leitura, consideremos um resistor com as faixas:
- 1ª faixa (vermelha): indica o primeiro dígito = 2.
- 2ª faixa (verde): indica o segundo dígito = 5.
- 3ª faixa (amarela): indica o número de zeros a adicionar = 4 zeros.
O valor resistivo calculado é 250.000 ohms (250 kΩ).
Caso uma quarta faixa não esteja presente, a tolerância é entendida como sendo de 20%. Se houvesse uma faixa adicional, como prateada ou dourada, ela indicaria o percentual de tolerância, como 5% (dourado) ou 10% (prateado).
Exceções para a Terceira Faixa
Existem algumas exceções importantes para a leitura da terceira faixa, que alteram o cálculo do valor resistivo:
- Faixa Dourada: Os dois primeiros dígitos são multiplicados por 10%.
- Faixa Prateada: Os dois primeiros dígitos são multiplicados por 1%.
Por exemplo, se um resistor apresenta as cores:
- 1ª faixa (marrom): valor numérico 1.
- 2ª faixa (preta): valor numérico 0.
- 3ª faixa (dourada): multiplicação por 10%.
O valor resistivo final será 1 ohm com tolerância indicada na quarta faixa, caso haja.
Tolerância dos Resistores e Implicações em Circuitos
A tolerância em resistores é essencial para assegurar que pequenos desvios não comprometam o funcionamento do circuito. Em sistemas de aeronaves, a tolerância varia conforme a faixa final:
- 5%: geralmente indicada por uma faixa dourada.
- 10%: indicada pela faixa prateada.
- 20%: ausência de faixa adicional.
Em aplicações práticas, um resistor de 1000 ohms com tolerância de 5% terá um valor efetivo entre 950 e 1050 ohms. Essa variação é aceitável em muitos circuitos de aeronaves, que não requerem precisão extrema em todos os resistores.
Importância do Código de Cores para Manutenção
Com o passar do tempo, o calor e as condições de operação podem desbotar as faixas de cor, dificultando a leitura direta do valor resistivo, especialmente em resistores de carbono montados em locais de difícil acesso. Nesse contexto, a compreensão do código de cores permite que técnicos e engenheiros mantenham os valores de resistência corretos durante a substituição e manutenção, mantendo a funcionalidade do sistema eletrônico da aeronave.
O código de cores continua sendo uma ferramenta rápida e confiável para identificar o valor resistivo sem a necessidade de instrumentos de medição, essencial para o trabalho em campo onde a leitura visual é mais prática e rápida.