fbpx

Compasso Magnético

O compasso magnético (ou bússola) é um instrumento que opera com base no princípio da atração magnética, utilizando barras imantadas que se alinham com o campo magnético terrestre. O sistema básico consiste em um elemento flutuante, contendo uma ou mais agulhas magnéticas presas, imerso em líquido que reduz a fricção e amortece oscilações. O líquido se expande ou contrai com variações de temperatura e altitude por meio de um diafragma e respiro.

O compasso apresenta um cartão graduado em incrementos de 5 graus, fixado ao elemento flutuante, sendo lido por uma linha de referência fixa chamada limbo. Durante a calibração, fatores como variação magnética, diferença entre os polos geográficos e magnéticos, e desvio do compasso causado por campos magnéticos locais (como sistemas elétricos da aeronave) devem ser corrigidos. Para minimizar os desvios, há parafusos N-S e E-W que ajustam pequenos imãs compensadores.

A calibração periódica pode ser feita no solo, sobre uma rosa dos ventos, ou em voo, com registros no cartão de correção do compasso. Esses procedimentos verificam o alinhamento e os erros remanescentes. Materiais e equipamentos usados nesse processo devem ser não magnéticos, e veículos próximos, como caminhões de combustível, precisam ser mantidos a uma distância segura para não influenciar o campo magnético. Apesar de ser um instrumento simples, o compasso magnético exige manutenção cuidadosa devido à sua delicadeza.