Compressor Stall
O compressor stall é uma condição que ocorre em motores a reação equipados com compressores de fluxo axial. Esse fenômeno acontece quando o ângulo de ataque das pás do compressor se torna excessivo, interrompendo o fluxo de ar suave através do compressor.
Causas do Compressor Stall
- Alterações bruscas na potência do motor – Acelerações ou desacelerações rápidas podem modificar o fluxo de ar de forma abrupta.
- Fluxo de ar irregular – Pode ser causado por rajadas de vento, ingestão de objetos estranhos ou operação em ângulos de ataque muito altos.
- Problemas mecânicos – Desgaste ou falha nas pás do compressor podem levar a um comportamento instável do fluxo de ar.
- Sistema de sangria inadequado – Alguns motores utilizam válvulas de sangria para aliviar a pressão no compressor. Se essas válvulas falharem, o fluxo de ar pode ser interrompido.
Sintomas do Compressor Stall
- Perda súbita de empuxo.
- Sons anormais, como estouros ou estampidos.
- Vibrações no motor.
- Possível saída de chamas pela entrada ou saída do motor.
Consequências
Se não for corrigido rapidamente, um compressor stall pode evoluir para um surge, que é uma condição mais grave em que o fluxo de ar se inverte dentro do compressor, podendo resultar em danos severos ao motor.
Prevenção
- Projeto aerodinâmico adequado das pás do compressor.
- Uso de sistemas de sangria para aliviar pressão excessiva.
- Manutenção preventiva para evitar desgaste excessivo das pás.
- Técnicas adequadas de operação do motor, evitando acelerações/desacelerações bruscas.
O conhecimento e a resposta rápida a um compressor stall são essenciais para evitar falhas catastróficas e garantir a segurança da aeronave.