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Construção de um Motor de Corrente Contínua (CC)

Os motores CC utilizados em aeronaves possuem uma construção robusta e eficiente, adaptada para aplicações que exigem confiabilidade, compactação e desempenho. A seguir, são descritas as principais partes e características de um motor atuador CC típico.


1. Estrutura Geral

  • Componentes Principais:
    • Armadura: Tipo de tambor, feita de núcleo de ferro doce laminado para reduzir perdas por correntes parasitas.
    • Comutador: Montado em uma extremidade do eixo da armadura, realiza a comutação da corrente para os enrolamentos.
    • Freio: Disco de lona na outra extremidade do eixo da armadura, usado para paradas imediatas.
    • Bobinas de Campo e Armação: Criam o campo magnético para operar o motor, com enrolamento duplo para permitir inversão de polaridade e rotação.

2. Campo Magnético

  • Polos do Campo: Encaixam-se ao redor da armadura com espaçamento de cerca de 0,01 polegadas (0,025 cm).
  • Enrolamentos de Campo: Contêm duas bobinas independentes, uma para cada direção de rotação.
  • Protetores Térmicos: Conectados aos enrolamentos do campo para proteger contra superaquecimento.

3. Conjunto do Freio

  • Componentes:
  • Funcionamento:
    • Quando o motor está desenergizado: A mola espiral pressiona a armadura do freio contra a lona do freio, impedindo a rotação.
    • Quando o motor é energizado: A bobina magnética afasta a armadura do freio, liberando o motor para girar.

4. Conjunto do Protetor Térmico

  • Protetor Térmico: Montado na caixa do motor, desliga o circuito ao detectar superaquecimento.
  • Recuperação Automática: Após o resfriamento, o circuito é reativado automaticamente.

5. Aplicação e Dimensões

  • Tamanhos Compactos: Projetados para serem leves e pequenos, ideais para aeronaves e veículos aeroespaciais.
  • Alta Força: Apesar do tamanho reduzido, os motores são capazes de exercer forças consideráveis, adequadas para sistemas como flapes e trens de pouso.

6. Construção Resumida das Partes

  1. Armadura do Motor:
    • Núcleo laminado de ferro doce para eficiência.
    • Comutador e disco de lona de freio montados nas extremidades.
  2. Campo Magnético:
    • Polos moldados para ajuste preciso em torno da armadura.
    • Enrolamentos duplos para controle bidirecional.
  3. Conjunto do Freio:
    • Freio ativado por mola em estado desenergizado.
    • Liberação magnética durante a operação.
  4. Proteção:

Os motores CC atuadores são exemplos notáveis de engenharia compacta e eficiente, atendendo às demandas de alta precisão e confiabilidade em aplicações aeronáuticas.