Controle do Gerador
O controle e monitoramento da saída de geradores em aeronaves são essenciais para garantir a operação segura e eficiente do sistema elétrico.
Métodos de Monitoramento
- Amperímetro:
- No fio de saída do gerador (polaridade única):
- No fio positivo da bateria (polaridade dupla):
- Voltímetro:
- Mede a tensão do gerador, que deve ser ligeiramente maior que a da bateria:
- Cerca de 14 V para sistemas de 12 V.
- Cerca de 28 V para sistemas de 24 V.
- Em aeronaves multimotoras, pode ser usado para comparar tensões de diferentes geradores, economizando espaço com um único voltímetro e chave seletora.
- Mede a tensão do gerador, que deve ser ligeiramente maior que a da bateria:
Sistemas Modernos
- Instrumentos Digitais:
- Conectados a uma Unidade de Controle do Gerador (GCU) que monitora e envia sinais digitais à unidade de exibição.
- Vantagens:
- Informações relevantes aparecem apenas em caso de pane, reduzindo distrações ao piloto.
- Fornecem mensagens de advertência e dados detalhados quando necessário.
Considerações Operacionais
- Sempre conheça o tipo de instrumento utilizado no sistema (amperímetro de polaridade única ou dupla).
- Antes de diagnósticos, ligue a aeronave e monitore todos os instrumentos relacionados.
O monitoramento adequado da saída do gerador é essencial para identificar falhas e assegurar a distribuição de energia elétrica na aeronave.