Controle da Distribuição de Potência
O controle de distribuição de potência em aeronaves modernas é gerido por sistemas centralizados e automatizados, como a Unidade de Controle da Potência do Barramento (BPCU). Esse componente essencial monitora, regula e protege o sistema elétrico, assegurando que falhas sejam rapidamente corrigidas e que as cargas essenciais permaneçam operacionais.
A BPCU trabalha em conjunto com as Unidades de Controle do Gerador (GCUs), que monitoram os geradores e relatam falhas. Quando uma anomalia é detectada, a BPCU ajusta automaticamente os disjuntores e ligações de barramentos para isolar falhas e redistribuir a energia. Este processo inclui o deslastre de carga, onde sistemas não essenciais, como a galley, são desconectados para preservar energia para os sistemas críticos.
Os dados são coletados de transformadores de corrente que detectam alterações nos fluxos elétricos e enviam sinais às GCUs e à BPCU. O sistema também registra falhas em uma memória não volátil, permitindo diagnósticos rápidos durante a manutenção.
Aeroplanos como o Boeing 777 e o 787 utilizam sistemas distribuídos, como o ELMS, para reduzir a fiação e economizar peso. Já o Airbus A-380 segmenta sua distribuição entre subsistemas primários e secundários para cargas maiores e menores, utilizando contatores e caixas de distribuição localizadas estrategicamente.
A transição de energia é realizada por sistemas de Transferência de Energia Sem Interrupção (NBPT), que garantem a troca entre fontes de energia, como potência externa e geradores internos, sem interrupções perceptíveis na operação elétrica da aeronave. Esses avanços maximizam a eficiência, a segurança e a confiabilidade do sistema de potência.