A densidade do ar diminui à medida que a altitude, a umidade ou a temperatura aumentam. Essa variação afeta diretamente a mistura ar-combustível no motor de aeronaves. Uma mistura rica ocorre quando há excesso de combustível em relação ao ar disponível, o que pode reduzir a eficiência do motor e causar outros problemas, como emissões aumentadas ou depósitos de carbono.
Manete de Mistura e Válvula de Correção Altimétrica
O piloto utiliza a manete da mistura para ajustar a proporção de ar e combustível conforme as condições ambientais. Essa manete controla a válvula de correção altimétrica no carburador, permitindo que a mistura seja ajustada de acordo com a densidade do ar. Essa válvula pode ser acionada manualmente pelo piloto ou funcionar automaticamente, dependendo do tipo de sistema instalado.
Função Adicional
Além de regular a mistura, a manete também pode ser usada para desligar o motor completamente, interrompendo o fornecimento de combustível.
Sistemas Automatizados
Alguns sistemas avançados de carburadores possuem válvulas de correção altimétrica automáticas. Esses dispositivos ajustam continuamente a mistura para manter o desempenho do motor ideal, eliminando a necessidade de intervenção manual pelo piloto.