Navegação Vertical: Subida, Cruzeiro e Descida
A navegação vertical no planejamento de voo envolve a definição de dados essenciais para as etapas de subida, cruzeiro e descida, considerando fatores como o relevo da rota, altitudes mínimas e máximas, e o desempenho da aeronave.
Análise do Relevo da Rota e Altitude Mínima de Segurança (AMA): A avaliação da Altitude Mínima de Área (AMA) ao longo das quadrículas da carta de rota é crucial. Para o planejamento, adota-se a maior AMA na rota. Por exemplo, para uma rota com AMA variando de 3.100ft a 5.900ft, considera-se a maior altitude, garantindo segurança sobre obstáculos.
Escolha da Altitude de Cruzeiro: Este processo considera múltiplos critérios:
- MEA (Minimum Enroute Altitude): Define o nível mínimo de voo para a aerovia, como FL060.
- Desempenho da Aeronave: Determina o teto operacional (máximo 12.800ft, neste caso).
- Distância do Voo: Permite níveis mais elevados, dependendo da rota.
- Tabela de Níveis de Voo: Indica opções como FL060, FL080, FL100 e FL120 para voos IFR.
- Vento em Cruzeiro: Pode ser um fator de ajuste secundário.
Subida: Os cálculos de subida incluem:
- Altitude a Subir: Diferença entre a altitude de cruzeiro e a do aeródromo de partida.
- Tempo e Distância de Subida: Determinados por velocidade média, temperatura e razão de subida.
- Consumo de Combustível: Baseia-se no tempo em subida e no consumo horário.
Exemplo: Para subir a 12.000ft com um aeródromo a 33ft, o tempo de subida pode ser de 17 minutos, cobrindo 44nm e consumindo 39,6 litros de combustível.
Cruzeiro: Engloba:
- Distância Percorrida: Subtrai as distâncias de subida e descida do total da rota.
- Tempo em Cruzeiro: Calculado com base na velocidade aerodinâmica corrigida para vento.
- Consumo de Combustível: Estimado pelo tempo de voo e o consumo específico em cruzeiro.
Exemplo: Num voo de 349nm, o segmento de cruzeiro cobre 279nm, com duração de 86 minutos e consumo de 143,3 litros.
Descida: Similar à subida, considera:
- Altitude a Descer: Diferença entre a altitude de cruzeiro e a do aeródromo de chegada.
- Tempo e Distância de Descida: Determinados pelas médias de velocidade e razão de descida.
- Consumo de Combustível: Calculado com as mesmas bases da subida.
Exemplo: De 12.000ft a 1.263ft, o tempo de descida é 12 minutos, cobrindo 26nm e consumindo 16 litros.
Conclusão: A navegação vertical exige o alinhamento entre a análise dos dados da rota e o desempenho da aeronave. Isso garante segurança, eficiência no consumo de combustível e precisão no planejamento de voo.